Qual a importância da sociologia exemplos?

Perguntado por: amota4 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

A importância da sociologia está no seu objeto de estudo. Ela procura compreender as relações socias nas suas mais diversas formas, inclusive os conflitos e problemas. Por isso ela é um saber que contribui muito para a busca das causas e soluções mais viaveis destas questões.

Sociologia é uma ciência situada dentro do conjunto das ciências humanas. O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam.

A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

Porque estudar a sociedade? A Sociologia é uma das ciências - juntamente com a História - que nos ajuda a estudar a sociedade em que vivemos ou as sociedades antigas. Ajuda a compreender questões cotidianas e que, de alguma maneira, têm impacto na comunidade em que vivemos ou em todas as comunidades ao redor do mundo.

O papel da sociologia no sistema educacional é contribuir para que o estudante pense e reflita de forma autônoma e permanente. Analisando a realidade pela qual permeia a vida social se faz mais que necessário a inclusão da disciplina sociologia, a fim de gerar reflexão.

A sociabilidade constitui o ser humano do início ao fim de sua vida. Relacionar-se com outras pessoas é uma necessidade constante para o bem-estar psíquico e também físico. A solidão adoece. O encontro enriquece.

Socializar é bom para a mente e o corpo. O contato social não apenas diminui os sentimentos de solidão e evita a depressão e ansiedade, mas também é capaz de prevenir doenças, como demências e doenças cardiovasculares, além de mantém os níveis de estresse sob controle e melhorar a saúde mental.

Sociologia aumenta o poder da ação social
A ciência da sociedade ajuda o indivíduo a compreender a si mesmo, suas capacidades, talentos e limitações. Isso permite que ele se ajuste ao ambiente. O conhecimento da sociedade, grupos sociais, instituições sociais, associações, suas funções etc.

O que faz um sociólogo? De modo geral, o sociólogo é um analista da realidade. Ele estuda fatos sociais, usando métodos científicos e considerando as transformações constantes que acontecem no mundo.

A Sociologia é importante para o mundo contemporâneo, assim como outras ciências, porque ela volta especificamente para a compreensão dos problemas sociais, e assim adquire reflexões e debates sobre estes problemas com o intuito de, além de gerar pensamentos também gerar soluções.

Pensar sociologicamente pode nos tornar mais sensíveis e tolerantes em relação à diversidade, daí decorrendo sentidos afiados e olhos abertos para novos horizontes além das experiências imediatas, a fim de que possamos explorar condições humanas até então relativamente invisíveis” (BAUMAN; MAY, 2010, p.

A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.

Para os adolescentes, a Sociologia é importante para compreender como é possível existirem tantas pessoas diferentes, com perspectivas e vontades distintas e mais, como elas conseguem conviver juntas no mesmo espaço.

Sociologia é, grosso modo, a ciência que estuda a sociedade. Com o auxílio da economia, da ciência política, da antropologia e da psicologia, a sociologia busca compreender, de maneira estritamente científica, como os agrupamentos sociais humanos desenvolveram-se e como é possível intervir nesse desenvolvimento.

Nesse sentido, no entendimento de Rodrigues (2004), a Sociologia da Educação se preocupa em compreender as relações que existem nas práticas cotidianas, a fim de promover o reconhecimento das diferenças, fazendo valer a polissemia dos discursos e criar um espaço de compreensão mútua entre os envolvidos.

O ser humano foi criado para viver em sociedade, mesmo com nossas diferenças, precisamos somar esforços, convivermos com harmonia, paz, respeitando as diferenças e reconhecendo os bons exemplos, ao invés das desavenças. Precisamos buscar o equilíbrio nas relações, a paz e a harmonia.