Qual a idade da crise da Meia-idade?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.7 / 5 11 votos

60 anos de idade

A crise da meia idade é algo que pode afetar homens entre 40 a 60 anos de idade. Isso tem se tornado cada vez mais frequente e pode trazer uma série de problemas para a vida da pessoa, comprometendo até mesmo sua saúde.

O termo crise de meia-idade foi criado pelo médico canadense Elliott Jaques, para se referir a pessoas que se sentem perdidas ao ver que a suposta “fase da juventude chegou ao fim”, o que, normalmente, ocorre por volta dos 40 ou 60 anos.

Toda pessoa com mais de 60 anos é um idoso, segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). A agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) ainda classifica o envelhecimento em quatro estágios: meia-idade, de 45 a 59 anos; idoso, de 60 a 74; ancião, de 75 a 90; e velhice extrema, acima de 90 anos.

A psicóloga Lúcia Magnus Marques, especialista em terapia de casal e família, explica que a crise dos 40 anos é um processo de passagem da adultez jovem para a maturidade e, do ponto de vista da psicologia, um dos momentos de instabilidade esperados ao longo da vida.

A crise dos 30 é um período em que a pessoa começa a refletir sobre sua trajetória de vida, questiona suas escolhas e o rumo que sua vida está tomando. Assim, quem passa por essa crise, se sente confuso e incomodado com algo que não sabe exatamente o que.

“Essa crise é quando a pessoa se depara com a questão das escolhas, principalmente profissão. Os caminhos que eu escolhi para a minha vida até agora. O que eu estou fazendo da minha vida, onde eu estou, com o que estou trabalhando. Isso está satisfatório para mim?”, explicou o psicólogo.

Aos 20 anos: é nessa idade que, fisiologicamente, temos o primeiro processo de envelhecimento, com declínio da produção natural de antioxidantes. Aos 30 anos: o metabolismo do corpo começa a abrandar e isso afeta a bioenergia das células da pele, que alimenta a criação de colágeno e ativa processos de reparação.

Cada uma delas ocorre na espécie humana a partir de uma idade específica, embora não seja igual para todos. A infância vai do nascimento aos 11 anos de idade, a adolescência dos 12 aos 20 anos, a fase adulta dos 21 aos 65 anos e a velhice dos 65 anos em diante.

60 anos

Agora, a terceira idade está sendo chamada de melhor idade. Ela se inicia aos 60 anos, quando a maioria recorre à aposentadoria e possui uma mudança de rotina. Essa mudança de rotina faz toda a diferença para ter ou não mais vitalidade e disposição nos anos seguintes.

O final do ciclo reprodutivo, que geralmente ocorre nessa faixa etária, entre os 45 e 50 anos, marca a chamada idade da loba. Antigamente, era somente após esse período, depois de criar os filhos, que a mulher tinha mais liberdade para desfrutar da própria vida. "Hoje, ela equaciona tudo isso junto com a carreira.

Preste atenção: Cansaço e indisposição, ansiedade, queda da libido e redução do desempenho sexual, dificuldade para ganhar massa muscular e para perda de gordura, aumento de peso, alterações do humor, piora da memória…

O termo “crises de idade” foi introduzido por L.S. Vygotsky que também tabelou as principais manifestações de crise que enfrentamos ao longo da vida: 1 ano, 3 anos, 7 anos, 13 aos 15 anos, 17 anos, 25-30 anos, 40 anos, 55-70 anos. Do ponto de vista do autor, é a transição de um estágio de idade para outro.

Mudanças hormonais em seus 20 e 30 anos podem causar alterações no cabelo e na pele, incluindo acne adulta e queda de cabelo. Essas mudanças podem ser estressantes. A seguir, oferecemos algumas dicas que podem ajudar a aliviar os sintomas.

A grosso modo, que o pico sexual ocorre aos 20 e poucos, o auge da forma física aos 30 e poucos, a mente aos 40 e 50 e a felicidade aos 60. Mas isso são apenas médias, e cada pessoa tem uma trajetória diferente. Por isso, o mais importante é reconhecer que a idade traz doses parecidas de altos e baixos.

As características da fase de meia-idade evidenciam que esse período da vida é marcado por introspecção e reavaliação de vários fatores presentes no cotidiano em virtude das variadas mudanças: a independência dos filhos, a aproximação ou efetivação da aposentadoria, as modificações físicas.