Estou com 23 pontos na carteira O que fazer?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.9 / 5 19 votos

Quem ultrapassou o limite de 20 pontos na CNH até o dia 11 de abril de 2021 terá a CNH suspensa visto que se enquadra na antiga legislação vigente até então.

Quem atinge 20 pontos na carteira cometeu no mínimo três infrações. Antes da confirmação de cada uma das multas que resultaram na suspensão, o motorista pode se defender e recorrer. No caso de multas leves e médias, é possível ainda solicitar que a multa seja convertida em advertência.

Antes, bastava somar 20 pontos no prontuário da CNH para ter o direito de dirigir suspenso. O condutor poderá ter a CNH suspensa quando atingir em seu prontuário, no período de 12 meses: 20 pontos, caso constem duas ou mais infrações gravíssimas. 30 pontos, caso conste uma infração gravíssima.

As infrações gravíssimas são penalizadas com sete pontos na carteira, as graves valem cinco pontos, as médias quatro pontos e as leves três pontos. Ou seja, se o motorista cometer três infrações gravíssimas, acumula 21 pontos e tem a CNH suspensa.

1 ano

Cada pontuação tem o prazo de validade de 1 ano a contar da data da infração. Após esse período, os pontos expiram. Caso o motorista atinja o limite máximo de pontos na carteira dentro desse prazo de 1 ano, ele pode ter a CNH suspensa, ficando sem permissão para conduzir veículos durante um período de 6 meses a 1 ano.

Conforme já comentei, a reciclagem preventiva poderá ser realizada quando o motorista profissional atingir 30 pontos na carteira de habilitação. Se ele atingir os 40 pontos ou mais a sua CNH já entrará em um processo de suspensão.

Ao atingir o limite de pontos em qualquer período de 12 meses, poderá ser instaurado, em até cinco anos, um processo de suspensão da CNH. Novo limite de pontos: 40 pontos sem infração gravíssima, 30 pontos com 1 infração gravíssima, 20 pontos com 2 ou mais infrações gravíssimas.

No caso das infrações gravíssimas, saiba que algumas determinam a suspensão como penalidade específica. Caso isso aconteça com você, será necessário entregar a CNH e ficar um tempo sem dirigir. Além disso, você terá que participar de curso de reciclagem e, claro, pagar um valor em multa.

No entanto, ao receber uma multa gravíssima o limite cai em dez e os sete pontos de penalidade ainda são adicionados. Quantas multas gravíssimas posso ter? Ao cometer duas infrações gravíssimas, o limite de pontos da nova CNH cai para 20 e, para piorar a situação, já vai constar 14 pontos na habilitação do motorista.

Nesse caso, é preciso estar atento à pontuação, pois, se chegar à soma de 20, em um período de 12 meses, tendo cometido duas ou mais infrações de natureza gravíssima, o motorista pode ter o documento de habilitação suspenso, conforme aborda o artigo 261 do CTB.

A notificação pode ser enviada por meio dos Correios ou por meios tecnológicos. Para saber se a CNH está suspensa, basta acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de seu estado, ir na opção “Consulta CNH” e fazer o login.

Para o curso de reciclagem da CNH são 30 horas de aula, somadas a uma prova final de 30 questões de múltipla escolha. Não é necessário realizar provas práticas de direção nem fazer exames médicos, basta que o motorista acerte pelo menos 70% das questões, ou seja, 21 acertos.

Esquema paga até R$ 100 para transferir pontuação de CNHs.

Será necessário entregar a carteira de motorista no Detran, ficar um tempo sem dirigir e fazer o curso de reciclagem. Como evitar o acúmulo de pontos? Retirar pontos na CNH é possível, e também, é previsto em lei.