O que significa multa gravíssima 3X 7 pontos?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.8 / 5 4 votos

Quando a penalidade está na categoria gravíssima, o infrator deve pagar uma multa de R$293,47, além de ter sete (7) pontos descontados na Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. Algumas infrações gravíssimas contam ainda com o fator multiplicador previsto pelas leis de trânsito.

Se você foi um leitor atento até aqui, reparou que um dos casos de infrações com multa gravíssima que multiplica por 3 tem a suspensão do direito de dirigir como penalidade específica. Trata-se de exceder a velocidade máxima permitida em mais de 50% do limite, infração que consta no inciso III do artigo 218.

Não exatamente. A multa gravíssima reduz o limite da nova CNH (40 pontos) em dez, ao mesmo tempo que soma sete como penalidade da infração. Fazendo as contas é impossível levar mais de duas multas gravíssimas sem perder a CNH.

Desse modo, três infrações gravíssimas são o suficiente para perder a CNH, pois cada uma acrescentará sete pontos ao registro do motorista, totalizando 21 pontos. Essa suspensão será de seis meses a um ano, ou de oito meses a dois anos caso a pontuação seja excedida novamente nos 12 meses seguintes.

Dirigir sem CNH (art. 162, I), que tem a multa gravíssima multiplicada por 3, resultando em uma multa de R$ 880,41.

Como recorrer à multa gravíssima? Assim como com os outros tipos de infrações, o motorista pode recorrer em casos de infrações como essa. A pessoa deve entrar em contato com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do estado junto de um advogado especializado em leis de trânsito.

No caso das infrações gravíssimas, saiba que algumas determinam a suspensão como penalidade específica. Caso isso aconteça com você, será necessário entregar a CNH e ficar um tempo sem dirigir. Além disso, você terá que participar de curso de reciclagem e, claro, pagar um valor em multa.

Havendo multas não pagas, a autoridade de trânsito pode impedir o licenciamento do veículo e a consequente renovação do documento de circulação. Com isso, a circulação do veículo fica proibida. Quando um veículo é flagrado em circulação sem o devido licenciamento, as autoridades policiais têm o poder de apreendê-lo.

A notificação pode ser enviada por meio dos Correios ou por meios tecnológicos. Para saber se a CNH está suspensa, basta acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de seu estado, ir na opção “Consulta CNH” e fazer o login.

As infrações gravíssimas são penalizadas com sete pontos na carteira, as graves valem cinco pontos, as médias quatro pontos e as leves três pontos. Ou seja, se o motorista cometer três infrações gravíssimas, acumula 21 pontos e tem a CNH suspensa.

De acordo com o texto, o limite não é fixo. Portanto, ele passa a depender de quantas infrações gravíssimas foram cometidas pelo condutor em um período de 12 meses. Então, é possível que o limite seja reduzido para 30 e, até mesmo, os antigos 20 pontos.

Quantos pontos são preciso para perder a CNH
Para ter a carteira de motorista suspensa, o condutor deve somar 20 pontos em infrações em um período de 12 meses. Lembrando que as infrações leves contam 3 pontos, as médias 4, graves 5 e as gravíssimas, como as citadas acima, somam 7 pontos.