Qual a ginástica mais famosa do mundo?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

A ginástica olímpica faz parte dos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição, em Atenas no ano de 1896, e nos Jogos Pan-Americanos desde 1951.

A melhor e mais completa ginasta do mundo é brasileira. Rebeca Rodrigues de Andrade conquistou ontem o título do individual geral no Mundial de Liverpool ao somar 56.899 pontos.

Simone Biles Owens (nascida Simone Arianne Biles; Columbus, 14 de março de 1997) é uma ginasta profissional dos Estados Unidos, especialista na ginástica artística, vencedora de vinte e cinco medalhas em campeonatos mundiais, sendo dezenove delas de ouro.

Ginástica Para Todos (GPT) - é uma atividade baseada nas diferentes ginásticas (artística. rítmica, acrobática, aeróbica e de trampolim) e outras manifestações artísticas (dança, teatro, jogos...) que possibilitam a participação de muitas pessoas ao mesmo tempo, independentemente da idade e condição física.

De acordo com a pasta, a caminhada é o exercício físico mais comum, sendo praticado por 33,6% da população. Na sequência, aparecem a musculação (17,7%), o futebol (11,7%) e as lutas e artes marciais (2,3%).

Grécia

Mas os historiadores apontam a Grécia como o berço da ginástica. A busca pelo corpo perfeito para praticar esportes e para aperfeiçoar o desempenho militar estão na gênese da modalidade.

Ginástica no Brasil
A ginástica começou a ser praticada no Brasil a partir da colonização alemã no estado do Rio Grande do Sul, em 1824. A instituição mais antiga da modalidade é a Sociedade Ginástica de Joinville, em Santa Catarina, que foi criada em 1858.

Rebeca Andrade fez história ao se tornar a primeira brasileira campeã mundial do individual geral na Ginástica Artística. Nesta quinta-feira (03), a paulista se tornou a ginasta mais completa e ficou com o ouro no Mundial de Liverpool, na Inglaterra.

Veja os sete medalhistas brasileiros da história do Mundial de...

  • Daiane dos Santos.
  • Arthur Zanetti.
  • Daniele Hypolito.
  • Diego Hypolito.
  • Jade Barbosa.
  • Arthur Nory.
  • Rebeca Andrade.

Na ginástica artística, tamanho é documento, e quem é menor leva a melhor. Mesmo que haja perfis de biotipos variados nessa modalidade, há duas regras básicas: ser magro e ser baixo. - É o esporte dos mais baixos. Precisa ter o centro de gravidade mais próximo da terra.

Além do fortalecimento muscular, os ginasta usam pesos ou borrachas para treinar nos aparelhos. Eles executam os mesmo movimentos de suas séries, mas com uma resistência, ajudando na coordenação intramuscular -melhora do recrutamento das fibras musculares, gerando mais força.

As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.

Rebeca Andrade é novamente a responsável por um dia histórico para o esporte brasileiro. Pela primeira vez, o Brasil leva a medalha de ouro do individual geral feminino no Campeonato Mundial de Ginástica Artística. O feito foi conquistado nesta quinta-feira, 3 de novembro de 2022, em Liverpool, na Grã-Bretanha.

A ginástica surgiu no Brasil no início do século XIX, trazida por imigrantes europeus, em geral mestres de dança. As aulas de dança foram o primeiro passo para a prática da ginástica rítmica. Os homens, na mesma época, só faziam ginástica no Exército, com base em princípios da ginástica sueca.

Friedrich Ludwig Jahn

Em 1811, o professor alemão, Friedrich Ludwig Jahn, considerado o pai da Ginástica, fundou a primeira escola de ginástica para homens, em Berlim. Foi o começo da ginástica, como conhecemos hoje. Em 1896 se tornou esporte Olímpico e em 1928 as mulheres passaram a competir.

Por volta de 2600 a.C., especialmente em civilizações orientais, os exercícios da ginástica passaram a fazer parte de festividades, jogos e rituais religiosos. Contudo, pode-se dizer que foi na Grécia que a ginástica ganhou grande destaque, se tornando um elemento fundamental para a educação física dos gregos.