Qual a diferença entre o período fértil e ovulação?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Quando atingem o tamanho ideal, que ocorre com a chegada do período fértil, os folículos são coletados e os óvulos extraídos para realizar a fecundação. A ovulação é o processo definido pela liberação do óvulo por um dos ovários, enquanto o período fértil é o intervalo em que a mulher tem mais chance de engravidar.

O dia da ovulação e os 5 dias anteriores constituem a altura de maior probabilidade de gravidez, o que constitui quase uma semana fértil em cada ciclo menstrual. É possível, no entanto, engravidar fora deste período, mesmo que a data da ovulação não se altere muito.

Assim, como a ovulação em um ciclo menstrual regular acontece no 14º dia após o início da menstruação, o período fértil ocorre entre o 11º e o 16º dia. Durante essa fase a mulher tem mais chance de engravidar, por isso, o casal deve ter relações sexuais durante esse período.

Geralmente, a ovulação (libertação do óvulo) ocorre 14 dias após o início de um novo ciclo menstrual. Considere, por exemplo, que o primeiro dia da menstruação é 28 de fevereiro. Pensando que a mulher possui um ciclo regular de 28 dias, o dia fértil será em 14 de março.

Se durante a ovulação o óvulo for penetrado por um espermatozoide, acontece o que chamamos de fecundação, gerando um embrião e dando início a uma gestação. No entanto, se o óvulo não for fecundado, haverá o processo de atresia do corpo lúteo e a menstruação.

4 Sintomas da fecundação

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Como calcular se estou no período fértil?

  1. Anotar em um calendário o primeiro dia da menstruação por, pelo menos, 6 meses;
  2. Identificar o ciclo mais curto e subtrair 18 dias;
  3. Identificar o ciclo mais longo e subtrair 11 dias;
  4. Considerar o intervalo entre esses resultados.

Estudos sugerem que o momento da máxima fertilidade ocorre 1 a 2 dias antes do dia da ovulação. Em mulheres com ciclos regulares, a probabilidade de gestação pode ser otimizada com o aumento da frequência de relações sexuais após o término da menstruação até o dia da ovulação.

Em diversos casos, é compreendido como período fértil entre os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação. Assim, se você tiver relação nesses dias, consequentemente tem maiores chances de engravidar. No entanto, se a relação ocorrer até 5 dias antes da ovulação, a fecundação também pode ocorrer.

O momento de maior fertilidade vai do dia que antecede a ovulação até a ovulação, dia em que é liberado o óvulo. Dessa forma a maior probabilidade de engravidar ocorre por volta de 13 a 14 dias após o início da menstruação.

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.

Se a secreção tem aparência cremosa, a ovulação está se aproximando; Se a secreção é líquida, bem úmida e com aparência elástica, a ovulação pode estar acontecendo; Se a secreção é bem úmida e se parece com a clara de ovo, o muco confirma que você ovulando ou prestes a acontecer.

Na maioria das vezes, o período fértil acontece alguns dias após o fim da menstruação. Geralmente, o período fértil ocorre no meio do ciclo menstrual, entre dois ou três dias antes e dois ou três dias depois da ovulação. Geralmente, dura aproximadamente cinco dias.

Enquanto isso, outro estudo descobriu que 41% das amostras de fluido pré-ejaculatório de 27 homens continham esperma2. Embora esses estudos mostrem que a quantidade de esperma presente era baixa, ainda existe a chance de gravidez.