Como é a dor do período fértil?

Perguntado por: idias . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.2 / 5 16 votos

As sensações da dor de ovulação é tão única quanto a pessoa que a sente. Para alguns, não é doloroso mas sim desconfortável—algumas pessoas descreveram a dor como sensação de estar cheio ou como uma espécie de tensão (1). Para outros, foi descrita como algo parecido a uma cólica, uma pontada, leve e intermitente.

Geralmente, a dor na ovulação é sentida no lado esquerdo ou direito da região inferior do abdômen, dependendo do ovário que está liberando um óvulo.

“O pico do estrogênio, ou seja, do hormônio sexual feminino, que ocorre no período fértil aumenta a disposição, deixando as mulheres mais alertas. Outro ponto é que elas também apresentam mais desejo sexual, por aumento da libido”, afirma Danielle Imperador, ginecologista do Hospital Nove de Julho.

Independente de fecundação, isso ocorre mensalmente e costuma durar cerca de 36 horas (1 a 2 dias). Nesse período, é possível identificar alguns sintomas, sendo o principal uma leve dor na região pélvica, abaixo do ventre, em um dos lados dessa região, entre outros sintomas.

Alterações de humor
Da mesma forma, e pelo mesmo motivo do aumento da libido, as mulheres podem sofrer oscilações no humor. Passando rapidamente de um sentimento para o outro ou ficando presa em uma sensação por muito tempo. O sinal mais comum é a sensibilidade e vontade de chorar com situações cotidianas.

Podem apresentar também fisgadas, câimbras e repuxadas mais fortes, além de uma dor no pé da barriga do lado esquerdo ou lado direito. Tudo isso é característico desse período pelo aumento hormonal e também pela atividade das trompas, que se movimentam e a mulher mais sensível sente esses movimentos.

A dor de ovulação, também conhecida como Mittelschmerz, ocorre porque o folículo cresce e, quando atinge o tamanho de aproximadamente 2 cm, se rompe para liberação do óvulo. O líquido que está dentro do folículo escorre na cavidade pélvica e, em algumas mulheres, pode levar a uma irritação peritoneal que leva à dor.

A ovulação é o processo definido pela liberação do óvulo por um dos ovários, enquanto o período fértil é o intervalo em que a mulher tem mais chance de engravidar. Eles são importantes para a gravidez natural e para a reprodução assistida.

Uma das principais causas é o aumento do estrogênio, que durante esse período pode causar retenção de líquido no organismo, resultando assim em um inchaço abdominal, bastante desconfortável. Outras partes do corpo também podem sofrer com este sintoma, como os dedos e os pés.

Dor pélvica é o desconforto que ocorre na parte inferior do abdômen. A dor que ocorre externamente na região genital (vulva ou lábios) é denominada dor vulvar. Muitas mulheres sofrem de dor pélvica. A dor é considerada crônica caso persista por mais de três a seis meses.