Qual a diferença entre locução verbal e oração?

Perguntado por: ogoncalves . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Frase é um enunciado de sentido completo e pode ser formada por uma ou mais palavras; oração é uma frase que contenha um verbo (ou locução verbal); e período é uma frase formada por uma ou mais orações, podendo então ser simples ou composto.

Já na frase verbal há a presença do verbo. Ex: Preciso de sua ajuda. Oração - É todo enunciado linguístico dotado de sentido, porém há, necessariamente, a presença do verbo ou de uma locução verbal. Este verbo, por sua vez, pode estar explícito ou subentendido.

Uma locução verbal é a combinação de um verbo auxiliar e um verbo principal. Esses dois verbos, aparecendo juntos na oração, transmitem apenas uma ação verbal, desempenhando o papel de um único verbo.

A oração é uma unidade sintática que se caracteriza pela presença de um ou mais verbos. Dessa forma, a oração se caracteriza sintaticamente pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.

No caso de uma locução verbal, levamos em consideração o verbo auxiliar. As orações reduzidas podem quase sempre converter-se em orações desenvolvidas. Com exceção de algumas reduzidas de gerúndio, as demais são subordinadas. O desdobramento é apenas um artifício didático para auxiliar a clas- sificação da reduzida.

Na língua portuguesa, as orações são frases contendo, pelo menos, um verbo, apresentando geralmente um sujeito e um predicado. As orações são uma unidade sintática que contém, ao menos, um verbo ou uma locução verbal.

Oração é uma frase que sempre contém um verbo ou uma locução verbal (dois ou mais verbo que equivalem a um só) e é formada por sujeito e predicado, ou apenas por predicado. Exemplos: Temo pela sua saúde. (Contém uma oração, cuja mensagem transmitida gira em torno do verbo temer.)

Uma locução verbal se compõe de dois ou mais verbos (ex.: tenho estado fazendo). Na locução verbal composta de dois verbos, o primeiro deles é considerado um verbo auxiliar (ser, estar, ter e haver) ou modal (poder, querer, precisar, dever, etc.). O segundo verbo da locução é considerado o verbo principal.

O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante.

É preciso dizer que alguns verbos não indicam ação, estado ou fenômeno da natureza. Assim, podem apontar, por exemplo, uma ocorrência (“acontecer”). Por conseguinte, a melhor maneira de identificar um verbo é por meio de suas flexões.

# As orações coordenadas assindéticas são separadas entre si por meio da vírgula. Exemplo: O garoto chegou, guardou seus objetos, debruçou sobre a mesa sem nada dizer. # As orações coordenadas sindéticas separam-se por vírgulas, exceto as aditivas.

A Oração é um enunciado que contém, obrigatoriamente, uma forma verbal (verbo ou locução verbal). Dica: para contar quantas orações há em uma frase ou período, basta contar o número de verbos e locuções!

A vírgula é o sinal gráfico da gramática que possui amplas funcionalidades. Dentre os seus usos obrigatórios incluem a separação de elementos que podem ser listados; de explicações que estão no meio da frase; de adjuntos adverbiais de tempo, modo e lugar; e de orações independentes.

Locuções verbais são expressões constituídas por dois verbos, um auxiliar e outro principal, este último em forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio). Cabe lembrar que os verbos auxiliares são total ou parcialmente desprovidos de sentido próprio.

Subjuntivo, Imperativo e Formas Nominais dos auxiliares.

Sujeito: Para se descobrir qual o sujeito do verbo (ou da locução verbal), deve-se perguntar a ele (ou a ela) o seguinte: Que(m) é que ……….? A resposta será o sujeito.