Qual a diferença entre emissão e expedição?

Perguntado por: narruda . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 10 votos

Emissão é o ato de emitir (“imprimir”) o documento, e expedição é referente à data de emissão. Se estiver falando sobre a DATA da emissão ou expedição sim, é a mesma coisa.

A data de emissão representa o dia, mês e ano em que um documento foi expedido pela entidade emissora. A data de expedição, como também é conhecida, terá sido a data em que o órgão emissor competente realizou o seu despacho assim que o documento estava pronto.

Significado de Emissão
substantivo feminino Ação de emitir, de produzir, de transmitir, de entregar à circulação; difusão: emissão de luz, emissão de gases poluentes. Publicação ou expedição de um documento: emissão de nota promissória. [Telecomunicação] Difusão pelo rádio ou pela televisão: emissão televisiva.

A expedição tem o papel fundamental de ordenar todas as etapas finais para a entrega do produto ao cliente. A data de expedição pode ser entendida como o último contato do produto com o armazém, antes de sua saída para entrega.

Um dos dados importantes presentes na Carteira de Identidade é a data de expedição. Ou seja, a data em que esse documento foi emitido. Para consultar a data de emissão do RG, basta essa informação no verso do documento.

Assim, podemos dizer que o setor de expedição é o responsável por garantir que o produto comprado chegue até o consumidor. Isso vale tanto para e-commerce, quanto para empresas que vendem para indústrias, entre outros. Conheça mais sobre o setor de logística e entenda como essa equipe trabalha.

Transmissão por rádio ou televisão: 3 transmissão, divulgação, publicação, edição, passagem, retransmissão. Exemplo: Houve um atraso na emissão do casamento real.

Para saber o órgão expedidor/emissor do RG, basta verificar no documento de identificação (do lado de onde está a foto) qual é a sigla que acompanha o Estado (UF).

Como fazer uma ficha de admissão?

  • dados pessoais (nome, filiação, data de nascimento e dados de nascimento);
  • data de admissão e regime de trabalho;
  • números da CPTS e PIS/PASEP;
  • Cargo e função;
  • dados sobre o período de trabalho na empresa (como férias, acidentes de trabalho, entre outros);
  • plano de carreira.

A expedição, por conseguinte, pode ser a elaboração e o despacho de certos documentos ou de encomendas. Exemplos: “O juiz atrasou-se com a expedição dos certificados, mas acho que tudo estará resolvido antes de sexta-feira”, “Enquanto não me confirmarem a expedição da encomenda, não vou estar descansado”.

Após a seleção da expedição do documento, serão habilitados os campos para indicação da parte objeto da decisão e a data limite de cumprimento (possível prescrição), se for prisão. Em caso de prisão temporária, há mais de um campo para indicação do prazo de prisão.

Para que serve a data de emissão do RG? A data de emissão do RG representa o dia, mês e ano em que o documento passou a ter valor legal. O objetivo da informação é oferecer ao cidadão uma noção de quanto tempo o documento físico existe e se é necessário atualizá-lo com uma nova via.

Também conhecido como órgão expedidor, é a instituição responsável por emitir documentos como carteira de identidade, passaporte, CFC e outros. Geralmente, a instituição é a Secretaria Pública (SSP) do estado em que o documento foi emitido.