Quando a Bahia vai emitir o novo RG?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 21 de agosto de 2023
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Bahia ainda está em processo de adequação. Segundo documento, os institutos de identificação terão até o dia 6 de novembro para iniciar a emissão.

A partir de 6 de março, o novo RG, que passou a ser chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), passará a ser emitido em todos os Estados do país.

Para agendar, é preciso baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar www.sacdigital.ba.gov.br. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza ainda o site institucional do SAC www.sac.ba.gov.br, além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

O novo documento de identificação dos brasileiros tem o CPF como único número e possui formato digital pelo aplicativo gov.br. A CIN foi anunciada em fevereiro de 2022 e o governo estabeleceu o início da emissão em todo o país a partir do início de março deste ano.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a adesão mais recente foi do estado do Amazonas. Outros estados com emissão do novo documento são Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Cerca de 200 mil documentos físicos da CIN já foram emitidos e mais de 175 mil baixados no formato digital. O novo RG vem com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado e servirá também de documento de viagem, devido à inclusão do código MRZ, o mesmo usado em passaportes.

Emissão do novo documento
Segundo a determinação do Governo Federal, todos os estados brasileiros têm até o dia 6 de março para se habilitarem para emitirem a nova versão do documento. Logo, para obter a CIN, é necessário que o cidadão confira se em seu estado o procedimento já foi liberado.

O SAC Móvel realiza atendimento gratuito nesta quarta (2) e quinta-feira (3), na Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma, em Salvador. Os serviços disponíveis são RG, Antecedentes Criminais, Ceprev (prova de vida para aposentados e pensionistas do Estado) e Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

Para os clientes que foram retirar a primeira via da carteira de identidade (RG), o serviço é feito gratuitamente. Já a segunda via tem uma taxa de R$ 46,19, que deve ser paga no mesmo dia em que for realizada a emissão.

dia 28 de fevereiro de 2032

O RG antigo vai valer até o dia 28 de fevereiro de 2032. Assim, a troca não precisará ser feita de forma imediata, pelo contrário. O objetivo do governo federal é que ela aconteça de forma gradual e contínua.

A solicitação do novo RG digital pode ser feita pelo aplicativo Gov.br, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Para realizar o pedido, o usuário deve acessar o aplicativo, ir na sessão "Carteira", tocar no botão de adição (+) e selecionar a opção "Carteira de identidade".

O novo documento é emitido em versão física, em papel ou plástico, e disponibilizado digitalmente pelo aplicativo Gov.br (na seção de “Carteira de documentos”). A versão digital, no entanto, só fica disponível depois da emissão do documento físico.

Para fazer a emissão, é necessário que o cidadão leve até o local um documento com foto, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço e CPF em situação regular. Segundo informações do Governo Federal, não há custo algum para emitir o novo RG.

Há algum custo para pedir a identidade? Não. A primeira via da nova carteira e as renovações são gratuitas, assim como já é feito com outros documentos.

Quem precisa tirar o novo RG? Todo cidadão brasileiro poderá emitir gratuitamente o novo documento. No momento da emissão, caso a pessoa que solicite a nova Carteira de Identidade ainda não possua CPF, o órgão de identificação local realizará a inscrição do cidadão no Cadastro de Pessoa Física.