Como e dividido o RG?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 6 votos

O número do RG pode ser formado por 2 seqüências (nº do RG + nº. De controle interno do instituto de identificação).

No caso do nosso RG, o cálculo do dígito de controle começa com a soma do produto do último algarismo por 9 com o produto do penúltimo por 8 e assim sucessivamente até o primeiro algarismo.

Para encontrar o órgão emissor na identidade, basta verificar as letras que constam na sigla junto ao Estado, como apresenta a imagem abaixo. Por exemplo, uma Carteira de Identidade emitida pela SSP de São Paulo será "SSP-SP", de Minas Gerais será "SSP-MG", etc.

Hoje, cada Estado tem uma sequência própria de números para identificar seus cidadãos. Em São Paulo, o documento tem nove dígitos; no Rio Grande do Sul, dez; e no Distrito Federal, sete.

Qual é o órgão expedidor da Carteira de Identidade (RG)?
Esse documento é expedido normalmente pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada Estado.

O dígito verificador (DV) da conta, basicamente, é um código que valida o número da sua conta bancária e que, como já dissemos, está posicionado no final de uma sequência numérica , logo após o traço.

A data de expedição fica informada na parte superior direita do documento, ao lado do número do RG.

Na nova identidade, a UF aparece no verso do documento, próximo à "série”. No modelo antigo, costuma ficar sobre o órgão expedidor ou à frente dele. Essa definição vai de acordo com a sigla. São Paulo tem a sigla “SP”, enquanto a do Distrito Federal é “DF”.

Para encontrar o órgão emissor em sua identidade, basta verificar as letras que constam na sigla junto ao Estado na parte da frente do seu documento.

Também conhecido como órgão expedidor, é a instituição responsável por emitir documentos como carteira de identidade, passaporte, CFC e outros. Geralmente, a instituição é a Secretaria Pública (SSP) do estado em que o documento foi emitido.

Número do RG
É apenas uma sequência de números utilizada para identificar os brasileiros. Cada estado possui autonomia para estabelecer as regras de emissão do RG. O número do RG está localizado no verso do documento, na parte atrás da foto, e é identificado pela sigla RG ou Registro Geral.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, o RG segue o modelo mais comum no país: oito algarismos mais um dígito de confirmação, o tipo 12 345 678-9.

Não existe um padrão para a quantidade de dígitos em um número de RG. Isso acontece por um motivo bem simples: como pela lei brasileira cada estado pode emitir RG e possuir diferentes órgãos expedidores do documento, não existe algo fixo.

O SSP é a abreviatura da Secretaria de Segurança Pública, um órgão presente em diversos estados brasileiros. Essa sigla indica que o RG foi emitido por essa secretaria, que é responsável pela segurança e ordem pública no estado.

O Órgão Emissor UF é um campo presente em documentos de identificação brasileiros, como RG (Registro Geral) e CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Ele representa a unidade federativa em que o documento foi emitido.