Tem RG digital Bahia?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 19 votos

Cidadão pode solicitar reimpressão da carteira de identidade pela internet. Os cidadãos baianos podem solicitar uma nova impressão da carteira de identidade pela internet.

Para ter acesso aos serviços, é necessário agendar pelo SAC Digital, através do site ou do aplicativo. A rede de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) vai oferecer atendimento especial dedicado a emissão da carteira de identidade no sábado (22), em duas cidades do interior da Bahia: Feira de Santana e Jequié.

O DTP informou ainda que não há previsão de quando o novo formato será implementado na Bahia. O Governo Federal estipulou que secretarias estaduais têm até 3 de março de 2023 para implementar sistema.

Bahia ainda está em processo de adequação. Segundo documento, os institutos de identificação terão até o dia 6 de novembro para iniciar a emissão.

Sim, cada estado terá seu próprio aplicativo de RG digital. É importante entrar nas lojas de apps - seja Google Play Store, para Android, ou App Store, para iPhone - e procurar pela versão do seu estado. Aqui, você pode conferir um tutorial de como baixar o RG digital no celular.

A 2ª ou demais vias da carteira de identidade com Mudança do Estado Civil é expedida no Estado da Bahia pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), unidade do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O documento contém dados biográf...

São eles: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além do novo RG possuir o número único do CPF, ele conta também com um QR Code para auxiliar na prevenção de fraudes.

O prazo para emissão do documento é 10 dias úteis. (envio pelos Correios) e 15 dias úteis, para quem optou. retirar o documento no posto.

dia 28 de fevereiro de 2032

O RG antigo vai valer até o dia 28 de fevereiro de 2032. Assim, a troca não precisará ser feita de forma imediata, pelo contrário. O objetivo do governo federal é que ela aconteça de forma gradual e contínua.

A partir de 6 de novembro deste ano, os órgãos expedidores serão obrigados a adotar os padrões da Carteira de Identidade Nacional. Ao receber o documento impresso, as pessoas podem acessar o aplicativo do governo federal (GOV.BR) e emitir a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH.

Consulte o status do seu documento na plataforma SAC Digital no serviço “CONSULTAR ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE” e caso esteja disponível para entrega, você pode retirar o RG no posto onde a solicitação foi feita.

O prazo para que as unidades da Federação aderissem ao processo de emissão estava previsto para terminar nesta 2ª feira (6. mar. 2023), mas o governo federal optou por adiá-lo para 6 de novembro. A identidade digital utiliza o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como “registro geral, único e válido para todo o país”.

Sim. O RG DIGITAL é um documento oficial emitido pelo IIRGD e deve ser aceito em substituição ao RG físico, desde que sua validade esteja atualizada pelo sistema.

De acordo com o Ministério da Cidadania e Assistência Social, na hora de solicitar o RG Digital, será preciso apresentar a Certidão de Nascimento ou, se for casado, a Certidão de Casamento.

Para os clientes que foram retirar a primeira via da carteira de identidade (RG), o serviço é feito gratuitamente. Já a segunda via tem uma taxa de R$ 46,19, que deve ser paga no mesmo dia em que for realizada a emissão.

O documento fica pronto em até duas horas e tem validade de 90 dias, a partir da data de emissão. Na unidade do Poupatempo de Guarulhos, em 2021 foram emitidos 1073 RGs emergenciais. No posto do Campinas Shopping foram 152 documentos.