Qual a diferença entre copywriting e marketing de conteúdo?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 17 de julho de 2023
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O Copywriting é uma técnica que projeta o leitor a tomar uma atitude específica. Isso pode ser realizar uma compra, preencher um cadastro, um e-mail confirmando informações cedidas em um opt-in, entre outras. Marketing de conteúdo é feito através de blog posts, e-books, whitepapers, vídeos virais, etc.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, eBooks e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca. Com o Marketing de Conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto.

Se Copywriting é o conjunto de técnicas persuasivas e Copywriter é o profissional que transforma essas técnicas em palavras, Copy é o resultado dessa junção. Ou seja, Copy são os textos persuasivos.

Enquanto o redator se atém a criação de conteúdo perene, ou seja, materiais mais bem trabalhados de cunho atemporal, o copywriter está mais focado na elaboração de textos que apresentem gatilhos mentais com objetivo final de garantir que o leitor faça uma ação deseja.

O marketing de conteúdo envolve uma única estratégia, enquanto o marketing digital envolve várias estratégias. Ambos, no entanto, visam gerar receita para o seu negócio.

Os 4 Ps do marketing (Mix de Marketing ou Composto de Marketing) são um conjunto de fatores que uma empresa pode aproveitar para realizar estratégias que a ajudem a obter resultados positivos nas vendas. A definição de cada um dos 4 Ps é: produto, preço, praça e promoção.

Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas, como o conteúdo de emails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo. O profissional responsável pelo desenvolvimento do texto (também chamado de copy) é conhecido como Copywriter.

Salários do cargo de Copywriter – Brasil
A remuneração variável de Copywriter em Brasil é de R$ 6.000, variando entre R$ 3.000 e R$ 11.160. As estimativas de salários têm como base 382 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Copywriter nessa localidade (Brasil).

Os 5 frameworks mais utilizados em estratégias de copywriting

  1. AIDA - Atenção, interesse, desejo e ação. ...
  2. PAS - Problema, agitação e solução. ...
  3. PAISA - Problema, agitação, invalidação de opções, solução e ação. ...
  4. CCC - Confiança, convicção e conexão. ...
  5. PASTOR - Problema, amplificação, solução, transformação e oferta.

Um Copywriter, acima de tudo, deve saber falar com o seu público-alvo de maneira natural, como em uma conversa. Por isso, é necessário escolher com cuidado a linguagem que irá adotar em uma copy. É preciso saber quais expressões utilizar e a melhor maneira de se comunicar de acordo com a realidade do leitor.

Como copywriter, você pode trabalhar de forma autônoma, prestando serviços para empresas e clientes, ou pode ser contratado por agências de publicidade e marketing digital. Além disso, grandes vantagens de investir para se tornar um copywriter é poder atuar em diversas áreas do mercado.

Vamos falar de 12 tipos de estratégia de marketing. São eles: Digital, de Conteúdo, Inbound, Outbound, de Relacionamento, de Produto, de Guerrilha, Viral, Endomarketing, Social, Pessoal e Humanizado. Como dissemos acima, eles não são isolados entre si.

Vamos conhecer os quatro tipos de marketing que podem fazer a diferença na sua empresa.

  • Marketing digital.
  • Marketing de influência.
  • Marketing de afiliados.
  • Marketing de relacionamento.

Passo a passo da estratégia de Marketing de Conteúdo

  • planejamento;
  • elaboração da persona;
  • criação de conteúdo;
  • distribuição;
  • mensuração de resultados.