Qual a diferença entre chocolate fracionado e confeiteiro?

Perguntado por: aferrari3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 20 votos

Dentro da categoria de coberturas, ganham destaque as fracionadas, presentes nas linhas Top e Confeiteiro. Feitas com uma combinação de gorduras, as coberturas fracionadas não precisam passar pela temperagem. Além disso, são mais fluidas após o derretimento.

O chocolate Confeiteiro faz casquinhas para bombons, trufas, pães de mel e ovos de Páscoa sem precisar de têmpera, basta derreter e usar! Ideal para as regiões mais quentes do Brasil, pois é mais resistente ao calor.

A maior diferença entre eles é o tipo de gordura fracionada. A Top se aproxima mais em sabor e textura do comportamento da manteiga de cacau. Por outro lado, a Confeiteiro é um pouco mais resistente ao calor. Esses dois batem um bolão juntos em receitas de bombons e trufas!

Já o chocolate fracionado, na realidade, é uma cobertura de chocolate. Ele possui adição de gordura vegetal, que, geralmente, é o óleo de palma. A textura é mais macia que o chocolate puro, porém, não precisa passar pelo processo de temperagem.

chocolate fracionado: cobertura de biscoitos, tortinhas, banhos em bombons e pães de mel, composição de casquinhas de trufas, decorações de doces, entre outros. Normalmente são utilizados quando o chocolate não é o foco da receita.

É o tamanho ideal para quem faz e vende bombons, trufas, pães de mel e ovos de Páscoa. Cada quadradinho da barra tem em média 105 g, para que você possa calcular as suas receitas sempre com um pouco de sobra.

Para preparar barrinhas de chocolate maciças, ovos de páscoa e recheios cremosos, o ideal é utilizar o chocolate gourmet, pois ele é o mais saboroso. Já para coberturas, banhos de chocolate e casquinhas de bombons e trufas, recomenda-se utilizar o chocolate puro ou o fracionado.

As coberturas facilitam o dia a dia de quem trabalha com confeitaria. Nelas, a manteiga de cacau é substituída por outros tipos de gordura vegetal, o que traz algumas vantagens para a nossa rotina: manuseio mais simples, com valor mais baixo e maior resistência a temperaturas elevadas.

O Chocolate fracionado blend é a perfeita combinação de chocolate ao leite com o amargo. Ideal para produção de Bombons, bolos, torta e doce em geral. Nova formulação com liquor de cacau, molda e desmolda com mais rapidez proporcionando um ótimo brilho, excelente rendimento.

Como saber se o chocolate é nobre ou fracionado? Já os tabletes para consumo individual, basta ler o rótulo e conferir se existe outra gordura além da manteiga de cacau nos ingredientes.

Chocolate hidrogenado
Esse tipo de chocolate não precisar passar pela temperagem.

Chocolate fracionado (cobertura)
A textura é mais macia que o chocolate puro e mais aveludada que o chocolate hidrogenado. Não precisa passar pelo processo de temperagem.

Depois de aberto, é fundamental guardar o chocolate fracionado na geladeira por até uma semana. Se deixar em temperatura ambiente, dura cerca de três dias bem fechadinho e longe da umidade e do calor forte.

Condimentos como menta, hortelã, canela e pimenta também podem funcionar muito bem, além de oleaginosas como amêndoas, nozes e pistache. Sem contar a adição de bebidas, alcoólicas ou não, a bombons, trufas e outros doces, conferindo um toque gourmet a seus produtos.

De acordo com a chocolatier Fabiana Marioto em entrevista à Campinas entre Sabores, os que estão abaixo dessa porcentagem contêm na embalagem “cobertura sabor chocolate” ou cobertura fracionada, que sequer possui cacau (ou que contém pouca quantidade). E essa cobertura pode ser um veneno à saúde.