Qual a diferença entre biometria e digital?

Perguntado por: zveloso . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Biometria: muito mais do que colocar a impressão digital. Embora a leitura da impressão digital seja uma das formas mais conhecidas, não se trata apenas disso. Por definição, a biometria é uma análise de características físicas ou comportamentais das pessoas, com o objetivo de identificá-las de forma única.

A biometria é o uso de características físicas ou biométricas, como a impressão digital ou o reconhecimento facial, para identificar uma pessoa. Ela está cada vez mais presente no ambiente corporativo e tem se mostrado uma excelente forma de garantir a segurança dos funcionários e das informações da empresa.

Por definição, a biometria é o estudo estatístico de características físicas e comportamentais de cada pessoa, ou seja, a partir da análise de dados biométricos é possível, por exemplo, comprovar a identidade de alguém que deseja criar uma conta digital em um site ou aplicativo de e-commerce, varejo, banco, financeira, ...

O controle de acesso por biometria consiste em um processo de identificação da impressão digital de um usuário e, caso este esteja autorizado no sistema de monitoramento, sua entrada é liberada no ambiente em questão.

Alguns dos tipos de biometria mais utilizados são listados abaixo:

  • - Impressão digital. ...
  • - Geometria da mão. ...
  • - Reconhecimento de assinatura. ...
  • - Reconhecimento de íris. ...
  • - Reconhecimento de retina. ...
  • - Reconhecimento de voz.

Configurar uma impressão digital

  1. Abra o app Configurações.
  2. Toque em Segurança. Desbloqueio por impressão digital.
  3. Siga as etapas que aparecem na tela. Se você ainda não tem um bloqueio de tela, adicione uma senha, um PIN ou um padrão alternativo.
  4. Faça a leitura da sua primeira impressão digital.

A coleta biométrica está sendo feita nos postos Poupatempo. O atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também está disponível em 14 postos do Poupatempo.

Principais vantagens na aplicação da biometria
É possível associar um indivíduo específico (ao contrário de uma senha, que pode ser usada por alguém não autorizado), Sua comodidade, uma vez que não é necessário lembrá-la ou ter uma, Sua segurança, uma vez que é altamente resistente às fraudes.

Vá para Configurações > Segurança e localização. Toque em Impressão digital e insira seu desenho, PIN ou senha para verificar sua identidade. Toque em Adicionar impressão digital. Utilize o sensor de impressão digital para buscar outra impressão digital.

As impressões digitais são fatores únicos que realmente possibilitam a diferenciação dos seres humanos. Elas possuem seu início de formação ainda no período de gestação, e os desenhos são tão únicos que digitais de pessoas diferentes nunca serão iguais.

A biometria facial está entre os métodos de autenticação mais seguros do mercado, uma vez que as características do rosto são únicas e dificilmente mudam ao longo do tempo (exceto em casos de alterações como intervenções estéticas).

Biometria: mais eficácia na autenticação de usuários
O login e a senha do usuário podem ser descobertos ou roubados, porém, é impossível fraudar a identidade quando o acesso é controlado por meio de biometria – a autenticação biométrica funciona como uma barreira de proteção contra crimes cibernéticos.

A Biometria é uma das tecnologias de segurança mais avançadas do mundo, pois usa medidas físicas exclusivas para identificar cada pessoa. No Bradesco, esse dispositivo lê a palma da mão: um scanner identifica seu padrão vascular e autentica suas transações nas Máquinas de Autoatendimento.

A utilização da biometria para desbloquear smartphones é a aplicação mais usada pelas pessoas de modo geral. Através de um simples toque com o seu dedo no sensor do aparelho, é possível realizar o desbloqueio. A impressão digital foi o primeiro tipo de identificação biométrica com esse fim, porém não é o único.

Autenticação Biométrica
​A biometria na CAIXA tem como objetivo aumentar a agilidade, conveniência, segurança e mitigar o risco de fraude na identificação do cliente e na autenticação de transações.

Além disso, a impressão digital é uma forma de biometria ideal para ser utilizada na identificação dos indivíduos uma vez que são baratas para coletar, analisar e nunca mudam, mesmo com o avanço da idade [1].