Qual a diferença de digital e eletrônico?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Um documento eletrônico é acessível e interpretável por meio de um equipamento eletrônico, podendo ser registrado e codificado em forma analógica ou em dígitos binários. Já um documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de sistema computacional.

Documento eletrônico = todo registro que tem como meio físico um suporte eletrônico. É importante notar que, para a plena eficácia probatória do documento, é preciso que ele possua a capacidade de armazenar informações de forma que impeça ou permita detectar eliminação ou adulteração de conteúdo.

São exemplos de documentos arquivísticos eletrônicos fita audiomagnética, fita videomagnética, documentos processados por computador, enfim, todos os documentos que precisam de equipamentos eletrônicos para serem acessados.

Nato-digitais
Como o próprio nome sugere, já nasceram em formato eletrônico. Eles podem ser criados a partir de editores de texto como Microsoft Office Word, LibreOffice Writer, Documentos Google, editores de texto dos Sistemas de Processos Digitais, entre outros.

A identidade Digital (DNI) é um documento de identidade que possui uma versão digital. Essa versão digital é responsável por reunir outros diversos documentos em um único lugar, com o intuito de facilitar o dia a dia do cidadão.

Por sorte, hoje existem os documentos digitais de trânsito com a mesma validade jurídica dos documentos físicos. Essa mudança na legislação brasileira é muito pertinente. Atualmente, é muito mais provável que as pessoas carreguem seus smartphones do que as carteiras.

Como já diz o nome, o documento físico é aquele onde é possível tocá-lo e manuseá-lo. Ele pode ser distribuído em mãos pelo proprietário. Já o documento digital, não é possível tocá-lo ou manuseá-lo fisicamente. Isso porque ele é armazenado no computador, ou seja, num sistema digital.

Com o aplicativo gov.br, você passa a ter uma carteira de documentos digitais no seu celular e diversos documentos que servem para te identificar estarão disponíveis ali.

Na prática, o documento físico é digitalizado utilizando um scanner e ficam disponíveis na nuvem, sendo acessados por meio de um software de GED. Após a digitalização, o arquivo digital precisa ser organizado e classificado para que ele possa ser facilmente encontrado no banco de dados.

A CNH, o CRLV e o Título de eleitor, são alguns dos documentos que já podem ser usados digitalmente, facilitando o dia-a-dia do cidadão. Saiba mais sobre os documentos que já tem a sua versão digital e sobre o que ainda está por vir. A CNH Digital já está completando 1 ano.

Existem sites que validam a veracidade de documentos digitais a partir de códigos de verificação. Os documentos assinados digitalmente também podem ser verificados. A autenticidade do documento e da assinatura podem ser comprovados através da verificação das características do arquivo.

Tem mais depois da publicidade ;) Em virtude dessa exclusividade das impressões digitais, elas são colocadas em alguns documentos de identificação, tais como RG e carteira de trabalho. A impressão digital também está sendo usada como forma de identificação em bancos e até mesmo para votar.

As cópias digitais são representações virtuais dos movimentos, forças e interações dos assets que podem ocorrer no mundo físico. Por meio delas, os usuários têm acesso a um conteúdo dinâmico tridimensional, que acompanhe suas ações em tempo real.

Como o próprio nome diz, digitalizar é o processo de tornar digital um documento que antes era físico. A diferença entre escanear e digitalizar é que o segundo se trata não somente criar uma cópia, mas sim outro documento com mesmo valor do original.