O que é um tecido digital?

Perguntado por: ohipolito . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Esse tipo de técnica para impressão de estampas em tecidos tem sido uma grande aposta nos últimos tempos para o mercado têxtil, se tornando uma sensação em todo o mundo!

Além de imprimir cores fiéis ao desenho original, o processo digital também garante a qualidade das cores. Você pode pensar em uma máquina de impressão digital como uma grande impressora fotográfica. É essencialmente o mesmo processo, mas em uma escala muito maior - e em tecido ao invés de papel.

Primeiro, é preciso preparar o desenho em um programa de computador de design. Depois, esse desenho é enviado à impressora, que faz a transferência para o tecido. Por fim, o tecido recebe um acabamento que pode incluir lavagem, vaporização e finalização com secagem própria da indústria têxtil.

Ao contrário de outras tecnologias de impressão, a estampa digital usa técnicas de impressão avançadas que permitem a aplicação da tinta diretamente no tecido, resultando em impressões mais nítidas, duráveis ​​e vibrantes. A estampa digital oferece muitas vantagens sobre outras tecnologias de impressão.

O que é estamparia digital? É um processo em que estampas são impressas sobre a face de um tecido a fim de personalizá-lo, utilizando, para isso, ferramentas digitais, sobretudo plotters (impressoras de grande escala) e softwares de estamparia.

Viscose Digital, tecido plano de caimento leve e confortável. Versátil, se adequa a todo segmento de moda e estação.Com a gramatura de 115 a estamparia, fornece cores vivas, duradouras e rico detalhamento de desenhos exclusivos.

2- Toque e respirabilidade: A sublimação não adiciona camadas extras de tinta ao tecido, mantendo seu toque suave e sua respirabilidade. Na estampa digital, a tinta é depositada sobre o tecido, podendo alterar ligeiramente o toque e a respirabilidade, especialmente em grandes áreas estampadas.

O método que consiste na transferência da imagem impressa no papel para outra superfície ou substrato. Ao inverso das tintas convencionais, a tinta sublimática sob pressão e calor é convertida diretamente do estado sólido para gás, resultado da junção das fibras sintéticas, como as de poliéster.

Uma impressora digital pode imprimir fotos, imagens e, principalmente, estampas artísticas com os motivos mais diversos, em várias cores, em praticamente quase todos os tipos de tecido. Porém, os melhores resultados se apresentarão se o produto for feito de fibras naturais como o algodão.

Você pode gastar de R$ 2.000 até R$ 50.000,00 para começar seu negócio de estamparia… tudo depende de seu objetivo e recursos disponíveis.

A serigrafia e sublimação fazem alguns dos tipos mais duráveis de estampas disponíveis no mercado. Ambas são técnicas amplamente utilizadas e que oferecem benefícios próprios. Mas, quando você precisa decidir entre serigrafia ou sublimação, qual processo é melhor para o seu negócio?

Desvantagens do transfer digital
Por outro lado, esse processo de impressão também apresenta uma desvantagem que, de certa forma, precisa ser avaliada. Confira: Dificuldade de realizar o gerenciamento de cores, uma vez que as cores são criadas a partir do software para só assim realizar a reprodução delas.

Esse método utiliza a tecnologia de uma impressora convencional. Isso significa que, assim como é possível imprimir uma foto num papel em alta resolução rapidamente, o Silk Digital permite imprimir uma estampa de qualidade diretamente no tecido.

A impressão digital é um tipo de impressão feita a partir de uma matriz digital. Todos os dias temos contato com diferentes tipos de impressos feitos a partir desta técnica: panfletos, folders, convites, cartões de visita, dentre outros diversos impressos, são, atualmente, fruto da impressão digital.