Como ocorre a impressão digital do DNA?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Técnica de identificação de porções de ADN, também designada por DNA fingerprint. Baseia-se no facto de existirem no ADN sequências repetitivas de bases, denominadas zonas de restrição. A partir de uma amostra de material biológico que contenha ADN faz-se a extração desta molécula.

Impressão digital genética, ou genetic fingerprint do inglês, é a característica do DNA que permite diferenciar cada indivíduo, relacionado ou não, a partir de uma amostra qualquer que contenha material genético.

Desenho esquemático de como é obtido o DNA fingerprint. Inicialmente é feita a coleta da amostra, seguida de extração e clivagem do DNA. Depois da clivagem o material é separado por eletroforese seguida de marcação radioativa, finalizando com a comparação de fragmentos e obtenção da “impressão digital”.

Cada pessoa possui um desenho específico, composto pelas elevações da pele. A formação da digital é resultado da influência genética e também dos movimentos do feto na barriga da mãe. Até mesmo gêmeos univitelinos, que apresentam o mesmo DNA, possuem diferenças detectáveis em suas formações de digitais.

Em ciências biológicas, a impressão digital de DNA tem sido amplamente utilizada para testes de paternidade, aplicações forenses e estudos filogenéticos.

Após o término da eletroforese, um equipamento que utiliza luz ultravioleta e corante específico traduz a imagem do DNA, que então poderá ser estudada pelos pesquisadores. As faixas observadas são únicas para cada pessoa e por isso ela é chamada de impressão digital de DNA ou impressão digital genética.

Os exames de DNA utilizados para identificação humana se baseiam na comparação de amostras coletadas de restos mortais não identificados ou de pessoas de identidade desconhecida com amostras-referência de pessoas desaparecidas e de familiares.

Como incluir a impressão digital no Android

  1. Vá até Configurações.
  2. Toque em Segurança e localização.
  3. Na seção Segurança do dispositivo, toque em Impressão digital.
  4. Toque em Definir e siga as instruções da tela para incluir uma impressão digital.

O teste de DNA é normalmente associado com uma amostra de sangue ou outro tipo de material biológico do indivíduo, como um fio de cabelo. No entanto, este tipo de identificação está ficando no passado, com a melhora das análises do DNA ambiental, conhecido como eDNA.

Impressões digitais são linhas salientes nas pontas dos dedos que têm apenas uma finalidade fisiológica: apreensão. Se elas não existissem, a pele seria lisa e não teríamos a aderência necessária para segurar objetos sem que escorregassem.