Qual a diferença entre a sociologia e antropologia?

Perguntado por: anogueira6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Podemos dizer que a sociologia estuda a sociedade e analisa-a no tempo presente. Já a antropologia estuda o ser humano e analisa-o no passado para entender as suas formações mais primitivas.

Sim, tanto a antropologia quanto a sociologia lidam com o estudo do homem, seu comportamento, cultura, e as interações com a sociedade. Os antropólogos concentram-se em tribos e culturas dos povos colonizados; sociólogos trabalham sociedades urbanas.

Antropologia: estuda a formação do homem no seu contexto histórico e cultural. Ciências Políticas: tratam do contexto político sob o viés de diversas teorias universais. Sociologia: trata da relação entre homem, sociedade e natureza.

Antropologia é um ramo das Ciências Sociais (Filosofia, Sociologia, etc.) que se especifica em estudar o ser humano e sua origem de maneira mais abrangente. Essa área traça com detalhes todos os aspectos que permeiam as relações humanas, tendo a cultura como objeto principal e ponto de partida.

A antropologia social trabalha principalmente com coletivos vivos, ou seja, pessoas em diferentes locais, e estuda como elas se organizam e compreendem os saberes de suas culturas. Já a arqueologia trabalha com as diferentes sociedades por um viés material; por isso, é chamada de “estudo das coisas do passado”.

A ANTROPOLOGIA é a ciência que estuda os diversos aspectos da vida social em diferentes culturas ou sociedades humanas.

A Antropologia e a Sociologia abordam as questões humanas de maneiras diferentes. Enquanto a Antropologia se concentra na compreensão das diferenças culturais e na diversidade humana, a Sociologia busca identificar os padrões comuns que existem nas diferentes sociedades.

A sociologia abrange várias áreas, existindo sociologia comunitária, sociologia econômica, sociologia financeira, sociologia política, sociologia jurídica, sociologia do trabalho, sociologia familiar, etc.

Não é à toa que os cursos tradicionais dessa área são Psicologia, Filosofia, Sociologia, Antropologia e afins.

A diferença fundamental entre a sociologia e a ciência social é que ciências sociais é uma área ampla que consiste em vários sub-campos e sociologia é um subcampo da ciência social. Sociologia e ciências sociais são campos de estudo que se dedicam aos seres humanos e sociedade.

O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade.

O diálogo teórico entre Antropologia, Sociologia e Educação objetiva favorecer a compreensão do fenômeno educativo em suas múltiplas relações com a cultura e a realidade social. A disciplina introduz reflexões sobre a educação, representativas dos autores clássicos do pensamento sociológico ocidental.

Claude Lévi-Strauss

O antropólogo francês Claude Lévi-Strauss faleceu no fim de semana, aos 100 anos, mas só nesta terça-feira a notícia foi divulgada. Strauss é considerado o pai da antropologia moderna. Para ele, a sociedade não estava dividida entre civilizados e não civilizados.

A antropologia jurídica é uma área interdisciplinar que se relaciona com outras disciplinas, como a sociologia, a psicologia, a política e a história e principalmente com as ciências jurídicas. Isso permite que ela tenha uma abordagem mais ampla e completa do estudo do direito e de sua aplicação nas sociedades.

Igualmente, enquanto a antropologia organiza os dados em relação às condições inconscientes da vida social; a historia problematiza a vida social consciente.