Qual a diferença entre o espaço urbano e a cidade?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

O urbano seria tudo aquilo que se contrapõe ao rural, enquanto a cidade é a materialização objetiva do urbano. Na cidade, por exemplo, podem existir práticas e espaços não urbanos, como pequenas chácaras, áreas de horticultura, reservas naturais amplas, entre outras paisagens eminentemente rurais.

No Brasil, um espaço é definido como urbano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde que contenha mais de 20 mil habitantes e seja composto de prédios, ruas, avenidas, comércios e indústria.

Zona urbana são áreas municipais com elevado adensamento populacional e formação de habitações muito próximas. Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.

Uma cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outros espaços urbanos através de vários critérios: população, infraestrutura, organização, serviços, entre outros.

Algumas características básicas de uma zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.

Um dos fatores que influenciam a desigualdade socioespacial é a localização das habitações e dos empregos. A distância entre os dois pontos provoca um desgaste cotidiano no movimento pendular, transformando grandes regiões em cidades-dormitório, desprovidas de serviços públicos e privados.

- De médio porte, se tiver população entre 50 mil e cem mil habitantes, ou se tiver densidade demográfica superior a 80 habitantes por quilômetro quadrado e população entre 20 mil e 50 mil habitantes; - De grande porte, se tiver população superior a cem mil habitantes.

O campo é compreendido pela zona rural, formado por propriedades rurais como: fazendas, chácaras e sítios. A cidade é formada pela zona urbana, onde vive, atualmente, a maioria das pessoas. Nas cidades são instaladas as indústrias, o comércio e as empresas de bens de serviços como: hospitais, escolas, dentistas, etc.

Urbano tem origem no Latim “urbanus” que significa “pertencente à cidade”. Urbano é tudo aquilo que está relacionado com a vida na cidade e com os indivíduos que nela habitam, por oposição a rural, que é relativo ao campo e ao interior.

Uma cidade caracteriza-se por um estilo de vida particular dos seus habitantes, pela urbanização (infraestrutura, organização, serviços de transporte etc), pela concentração de atividades econômicas dos setores secundário, terciário etc. As atividades primárias (agricultura, pecuária) são desenvolvidas na zona rural.

A cidade é a área urbana de um município, e não qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo.

Uma cidade é uma aglomeração de pessoas, unidas em um perímetro urbano. É formada por casas, geralmente próximas umas às outras, e outros edifícios. As cidades contam com serviços que atendem as necessidades básicas da população, como saneamento e distribuição de eletricidade.

O surgimento das cidades ocorreu no fim da pré-história, já que no início a sociedade primitiva não desenvolveu a cidade, pois o homem era nômade. No Período Neolítico, o homem passou a cultivar o solo, a domesticar os animais, a polir a pedra, a fabricar objetos de cerâmica e a viver em aldeias.

Pode ser definida como um lugar permanente e densamente povoado com limites administrativamente definidos cujos membros trabalham principalmente em tarefas não agrícolas. As cidades geralmente têm amplos sistemas de habitação, transporte, saneamento, serviços públicos, uso do solo, produção de bens e comunicação.