Qual é o tipo de paisagem cultural?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 16 votos

Paisagem cultural é aquela formada a partir da interferência humana. Ela possui tanto elementos naturais quanto elementos culturais, criados ou transformados pela ação antrópica, como casas, edifícios, ruas, avenidas, pontes, estradas, postes e cercas.

A paisagem cultural, diferente da paisagem natural, pode ser formada tanto por elementos naturais quanto por elementos culturais. Por exemplo, as paisagens culturais podem ser urbanas (nas cidades) ou rurais (no campo).

A paisagem cultural é formada por meio da intervenção antrópica no espaço natural. As zonas urbanas são um exemplo clássico de paisagem cultural. As cidades são um exemplo de paisagem cultural. Paisagem cultural é aquela composta por elementos construídos e/ou modificados pelo ser humano.

A paisagem cultural é entendida, assim, sempre como conjunto espacial composto de elementos materiais construídos associados a determinadas morfologias e dinâmicas naturais, formas estas que se vinculam a conteúdos e significados dados socialmente.

Dentre exemplos de paisagens culturais, pode-se citar:

  • Parque Nacional de Tongariro;
  • Região Vinhateira do Alto Douro;
  • Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar;
  • Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico;
  • Paisagem Cultural de Sintra.

Quando uma determinada área é formada apenas pelos elementos da natureza, falamos de uma paisagem natural, mas quando ela apresenta alguma intervenção humana, então falamos de paisagem cultural, também chamada de “paisagem humanizada” ou de “paisagem geográfica”.

Alguns exemplos de paisagens naturais incluem geleiras, desertos, florestas, savanas, o fundo do mar, pântanos e outros.

As paisagens podem ser classificadas em duas categorias: paisagem natural e paisagem cultural ou antrópica.

Paisagem natural: formada por elementos construídos pela natureza; Paisagem cultural ou humanizada: formada por elementos construídos pelos seres humanos.

O patrimônio cultural é composto por monumentos, conjuntos de construções e sítios arqueológicos, de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas.

Os elementos naturais são aqueles que foram criados pela ação da natureza, como as árvores, os rios e as nuvens. Já os elementos culturais são aqueles construídos pelo ser humano. Podemos citar, como exemplo, as casas, prédios, rodovias e plantações.

Podemos considerar como elementos da cultura o idioma, a religiosidade, as festas populares, as artes, a culinária, a maneira de se vestir, entre outras coisas. Como o termo cultura tem vários significados diferentes, podemos atribuir a ele várias formas de se pensar a organização intelectual humana.

O Brasil é formado, como poucos países do mundo, por enorme diversidade de paisagens, costumes e lugares. Compõem a paisagem cultural o sertanejo e a Caatinga, o candango e o Cerrado, o Pantanal e o boiadeiro, o gaúcho e os pampas, o pescador e os barcos tradicionais, as tradições da mata e as tribos indígenas.