O que é mito em psicologia?

Perguntado por: spacheco3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Os mitos buscam contar a história do ser humano, sua verdade e seu sentido através dos tempos, assim como revelam a necessidade deste em compreender a vida e a si mesmo.

O que é o mito para a Tradição Psicológica
O mito provém do inconsciente, serve para restaurar uma conexão com este e deve ser interpretados simbolicamente. Tanto Freud como Jung foram leitores vorazes das obras de Tylor e Frazer, partindo dos trabalhos destes em relação aos rituais e mitos nos povos primitivos.

Mito (do grego mythós) é uma narrativa fantástica que possui o objetivo de explicar a origem de tudo aquilo que existe e é considerado importante para um determinado povo. A reunião dessas narrativas forma um conjunto de explicações sobre o mundo chamada de mitologia.

O mito é um saber que nos atravessa sem que o saibamos, assim como o inconsciente é um saber que não se sabe que se sabe. A psicanálise, ao tratar da análise da realidade psíquica, institui na travessia em direção ao processo de subjetivação, o caminho da construção de uma linguagem mitopoiética.

O mito pessoal é a soma das percepções que você tem de sua própria vida e do caminho que ela tem trilhado, independentemente da consciência pessoal. Nem sempre corresponde àquilo que você deseja ou desejou para a própria vida, mas sim no que ela se constituiu até aquele momento.

Mito teológico – é aquele que trata do nascimento, das histórias, casamentos e genealogias dos deuses. Mito antropogônico – é aquele que trata da origem do homem. Mito antropológico – é o prolongamento do mito anterior, em que o desenvolvimento e as características dos seres humanos são narrados.

O que é um mito na Filosofia? No senso comum, mito pode significar “mentira”, “pegadinha”, “absurdo”. Por exemplo, existem mitos sobre o vestibular, isto é, crenças populares que podem ou não ter um fundo de verdade.

O mito não é uma mentira, pois é verdadeiro para quem vive e é uma forma espontânea do homem situar-se no mundo, elevá-lo a outra esfera, ao transcendente, oferecendo valores absolutos e paradigmas às atividades humanas, ocupando-se de tudo "o que suscita a interrogação, a curiosidade, a necessidade e a aspiração" ( ...

18), abordando as funções do mito na perspectiva de Campbell (1977) destaca também as funções: cosmológica, metafísica, sociológica e psicológica.

Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Estes componentes são interligados com fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. O objetivo principal do mito era transmitir conhecimento e explicar tudo aquilo que era importante na vida das pessoas.

O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens.