O que é mito na redação?

Perguntado por: ocavalcanti . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 17 votos

O mito consiste num gênero textual narrativo popular muito antigo, transmitido oralmente ou por meio da escrita de geração em geração, cuja época e espaço de origem, na maioria das vezes não podem ser determinados. Como é oriundo do imaginário popular, não possui autor.

O que é um mito na Filosofia? No senso comum, mito pode significar “mentira”, “pegadinha”, “absurdo”. Por exemplo, existem mitos sobre o vestibular, isto é, crenças populares que podem ou não ter um fundo de verdade.

Escreva em linguagem simples e direta.
Mitos contam uma história sem rodeios, como se estivessem relatando um fato. Evite frases longas e cheias de floreios e descrições detalhadas. Não inclua sua opinião e apresente tudo como fato.

"... o mito conta uma história sagrada; ele relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial, o tempo fabuloso do "princípio".

Mito é uma história muito antiga, que explica algum fenômeno através da ação de personagens mágicos. Os mitos de criação são os que surgem nas sociedades, antes da Ciência, para contar como o universo, o planeta ou aquele povo surgiu.

Os mitos do folclore brasileiro são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através das explicações científicas, criavam mitos com o objetivo de dar sentido às coisas do mundo.

1. Curupira. A Lenda do Curupira, de origem incerta, mas conhecida em todo o Brasil, narra a história de uma criatura que guarda a floresta, além de fazer muitas travessuras. De acordo com a lenda, o Curupira tem os pés virados para trás e sua existência explica o desaparecimento de caçadores.

Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Estes componentes são interligados com fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. O objetivo principal do mito era transmitir conhecimento e explicar tudo aquilo que era importante na vida das pessoas.

O mito provém do discurso, porém tem a particularidade de carregar duas dimensões lingüísticas: a da língua e da palavra. A língua pertence ao domínio de um tempo reversível, refere-se a acontecimentos temporalmente localizáveis, normalmente no passado e segue uma lógica diacrônica .

Mitos são histórias fantásticas, geralmente com figuras sobrenaturais como deuses ou monstros, que servem para explicar certos fatos por meio de metáforas e simbolismos. As lendas, por outro lado, são relatos de eventos históricos e pessoas da antiguidade.

18), abordando as funções do mito na perspectiva de Campbell (1977) destaca também as funções: cosmológica, metafísica, sociológica e psicológica.

Mitos são formas encontrada pelos povos antigos para explicar sua própria realidade, a origem de suas tradições, dos homens, os eventos da natureza, etc.

O mito teve significado e importância para cada povo, influenciando e contribuindo na formação da identidade e na construção da cultura, criando um elo entre o homem e suas origens, além de influenciar a história de cada indivíduo diante dos acontecimen- tos.

O mito procura explicar o mundo por meio de forças, energias, criaturas, personagens que estão além do mundo natural. Geralmente é politeísta (vários deuses). Os exemplos a seguir representam alguns deuses com base na mitologia.

Mito teológico – é aquele que trata do nascimento, das histórias, casamentos e genealogias dos deuses. Mito antropogônico – é aquele que trata da origem do homem. Mito antropológico – é o prolongamento do mito anterior, em que o desenvolvimento e as características dos seres humanos são narrados.

Os mitos são classificados de duas formas: mitos cosmogônicos e mitos de origem. Os primeiros estão relacionados a eventos que explicam o surgimento do universo, enquanto os mitos de origem explicam o surgimento de um local ou de uma tradição.