Qual é a principal característica da urbanização brasileira?

Perguntado por: rcorte . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Concentração espacial e polarização: a urbanização brasileira é marcada pelo desenvolvimento de grandes centros urbanos em algumas regiões em detrimento de outras, o que causa uma maior concentração populacional e também de serviços nessas áreas. Nesse contexto é que surgem as metrópoles e as regiões metropolitanas.

O processo de urbanização consiste no crescimento das cidades em comparação com o espaço rural em um determinado território, podendo manifestar-se tanto pelo aumento do espaço físico em si quanto pela elevação e concentração da população.

Edificações contínuas, calçadas, rede de iluminação e serviços públicos de saúde e educação são algumas características da zona urbana. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define zona urbana como toda sede de município (cidade) e de distrito (vila).

A urbanização é marcada pela mecanização do campo e pelo processo de industrialização das cidades, que gera mais empregos na área urbana. Diante desse contexto, a principal causa da urbanização é a saída da população rural do campo rumo às cidades em busca de melhores condições de vida.

O processo de urbanização no Brasil ocorreu de forma ativa a partir do século XX, de forma concomitante com a industrialização do país, que gerou a expansão do número de cidades e a elevação da população urbana. Nesse sentido, é importante destacar que a urbanização brasileira ocorreu de forma acelerada e desordenada.

Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento da população urbana é superior ao crescimento da população rural.

Moradias precárias são um dos maiores problemas sociais urbanos do Brasil. Medido através do índice de déficit habitacional, estima-se que existam 5,876 milhões de moradias em condições de precariedade, segundo a Fundação João Pinheiro.

Uma cidade caracteriza-se por um estilo de vida particular dos seus habitantes, pela urbanização (infraestrutura, organização, serviços de transporte etc), pela concentração de atividades econômicas dos setores secundário, terciário etc. As atividades primárias (agricultura, pecuária) são desenvolvidas na zona rural.

Quais são as vantagens da urbanização?

  • modernização;
  • melhores condições de vida, como saneamento básico, acesso à saúde e à educação;
  • industrialização.

Urbanização no Brasil
O avanço e o desenvolvimento do Brasil levaram ao aparecimento de diversas cidades, principalmente com a chegada de muitas indústrias, que ofertaram novos empregos, atraindo a população que vivia na área rural para as cidades.

Pontos negativos
Além da precarização das moradias, a urbanização desenfreada acarreta em mais poluição, mais desigualdade social e danos ambientais, como o aumento do risco de enchentes e deslizamentos.

O processo de urbanização que milhares de cidades enfrentam tem afetado de maneira impactante a natureza. Isso porque o rápido crescimento populacional e territorial que acontece nesses centros, transformando o espaço rural em urbano, faz com que diversos malefícios ocorram contra o meio ambiente.

Afinal, oito em cada dez de nós, brasileiros e brasileiras, vivemos em áreas urbanas. Áreas essas que passaram por uma urbanização acelerada: nas últimas seis décadas, passamos de 70,2 milhões para 209,3 milhões, e a população urbana subiu de 44% para os atuais 85%.