Como aconteceu o processo de urbanização no Brasil?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

O processo de urbanização no Brasil tem início no século XX com o êxodo rural. Ou seja, o deslocamento de pessoas do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida. Lembre-se que a urbanização é o aumento da população em zonas urbanas em detrimento das zonas rurais.

A urbanização brasileira se intensificou a partir da segunda metade do século XX e é marcada pelo crescimento rápido e desordenado das cidades. A urbanização brasileira é o processo de crescimento da população urbana com relação à população rural presente no país.

Urbanização brasileira
O processo de industrialização, propiciado pela Revolução Industrial iniciada na Europa, foi o fator propulsor da urbanização no Brasil, que teve seu início no século XX. A modernização do campo vivida no período da industrialização provocou um expressivo êxodo rural.

O processo de urbanização no Brasil ocorreu de forma ativa a partir do século XX, de forma concomitante com a industrialização do país, que gerou a expansão do número de cidades e a elevação da população urbana. Nesse sentido, é importante destacar que a urbanização brasileira ocorreu de forma acelerada e desordenada.

O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção a área urbana.

Os principais fatores são os repulsivos, como a mecanização do campo e concentração de terras, além de alguns fatores atrativos, como a industrialização realizada, predominantemente, pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras.

O processo de urbanização do Brasil ocorreu após a década de 1960, onde a maioria da população que vivia no campo, passou a migrar para a cidade. Isso ocorre porque foi no período imediatamente anterior que a industrialização brasileira foi intensificada, em decorrência das ações de Getúlio Vargas.

Moradias precárias são um dos maiores problemas sociais urbanos do Brasil. Medido através do índice de déficit habitacional, estima-se que existam 5,876 milhões de moradias em condições de precariedade, segundo a Fundação João Pinheiro.

O processo de urbanização consiste no crescimento das cidades em comparação com o espaço rural em um determinado território, podendo manifestar-se tanto pelo aumento do espaço físico em si quanto pela elevação e concentração da população.

Quais são as vantagens da urbanização?

  • modernização;
  • melhores condições de vida, como saneamento básico, acesso à saúde e à educação;
  • industrialização.