O que é uma sociedade urbana?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Então, a sociedade urbana é composta por um conjunto de indivíduos e coletivos que desenvolvem entre si interações de caráter interpessoal e inter-social, marcadas pela divisão social do trabalho. Então, sua caracterização refere-se a um modo de vida urbano.

Trata-se de localidades com maior concentração de prédios, ruas, avenidas, comércio e indústrias. A infraestrutura desses locais também é maior quando comparada com a do espaço rural.

A vida urbana permite melhor acesso a hospitais, água tratada, eletricidade e disposição controlada de resíduos urbanos, assim como uma melhor educação e oportunidades de emprego. Para que a urbanização em larga escala aconteça, é necessário energia, muita energia.

Nós denominaremos “sociedade urbana” a sociedade que resulta da urbanização completa, hoje virtual, amanhã real. Esta definição coloca um fim à ambigüidade do emprego dos termos (Lefebvre, 1970, p. 7).

URBANIZAÇÃO: É UM PROCESSO DE AGRUPAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS RURAIS DE UMA LOCALIDADE OU REGIÃO, PARA CARACTERÍSTICAS URBANAS. USUALMENTE, ESSE FENÔMENO ESTÁ ASSOCIADO AO DESENVOLVIMENTO DA CIVILIZAÇÃO E DA TECNOLOGIA.

É importante ressaltar que, no Brasil, é considerada urbana – segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – aquela sociedade residente em cidades ou distritos com mais de dois mil habitantes.

Algumas características básicas de uma zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.

População urbana é a população residente dentro dos limites urbanos dos municípios e a população rural é a população residente fora dos limites urbanos dos municípios.

A função social do espaço urbano, percebida sob influxos de sustentabilidade, pressupõe, portanto, a articulação de políticas econômicas, sociais e urbanas para, ao mesmo tempo, coibir a segregação sócio- espacial, atenuar a privatização do espaço público e, sobretudo, incitar a conscientização acerca da assunção de ...

A mecanização do campo e a concentração fundiária, o que gerou desemprego no campo e atraiu moradores para as cidades. A existência de um intenso processo de êxodo rural que contribuiu ativamente para o crescimento da população urbana.