Qual a diferença entre a Igreja Católica e evangélica?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia). A Igreja Católica reverencia Maria, a mãe de Jesus, como "rainha celestial" e, em alguns aspectos, a equipara a Ele.

IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL
São cristãos que seguem os princípios da autonomia e da comunhão eclesial, baseando sua doutrina na fé em um Deus Trino. Deus-Pai que é o Criador, o Deus-Filho nosso Salvador e Deus-Espírito Santo, Doador da Vida.

No documento "Lumen Gentium", promulgado pelo concílio em 1964, firmou-se a posição de que "a verdadeira Igreja de Cristo subsiste na Igreja Católica".

Outra diferença se dá no final da oração.
Os protestantes, entre eles os evangélicos, terminam com "pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre", frase que não aparece em versões católicas da Bíblia.

Entre as crenças, está a da Santíssima Trindade (Deus é, simultaneamente, uno e trino: o Pai, o Filho encarnado em Jesus e o Espírito Santo, que estabelecem entre si uma comunhão perfeita, sinal e instrumento para a vida dos cristãos na Igreja).

Crenças Católicas
Os católicos acreditam na Santíssima Trindade, três pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo - que formam um só Deus. Creem na intercessão da Virgem Maria e nos santos, que eram pessoas que viveram de acordo com os ensinamentos bíblicos.

O Profeta Joseph Smith disse: “Os primeiros princípios e ordenanças do Evangelho são: primeiro, Fé no Senhor Jesus Cristo; segundo, Arrependimento; terceiro, Batismo por imersão para a remissão de pecados; quarto, Imposição de mãos para o dom do Espírito Santo” ( Regras de Fé 1:4 ).

Igreja de Jesus Cristo

A Igreja de Jesus Cristo Foi Tirada da Terra
Quando Jesus Cristo viveu na Terra, estabeleceu Sua Igreja, a única Igreja verdadeira. Ele a organizou para que as verdades do evangelho fossem ensinadas a todas as pessoas, e suas ordenanças administradas corretamente com autoridade.

Martinho Lutero referiu-se à "evangelische Kirche" ("igreja evangélica") para distinguir protestantes de católicos da Igreja Católica Romana.

O nome oficial da Igreja é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O nome completo foi dado por revelação de Deus a Joseph Smith em 1838. Quando nos referimos à Igreja pela primeira vez, é preferível utilizar seu nome completo: “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”.

Por razões teológicas, ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica tem reservas quanto à validade do batismo realizado em algumas Igrejas e considera inválido o batismo de certas expressões religiosas.

Muitas denominações brasileiras acrescentaram aos seus nomes a expressão “evangélica” e o termo “crente”, que já havia ganho forma pejorativa, foi paulatinamente substituído por “evangélico/a” para designar os fiéis e as igrejas não-católicas e não-ortodoxas.

Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.

Deus nos fez para que fôssemos santos e irrepreensíveis, porque Ele é todo santo e irrepreensível, e não se deixa levar por nenhum erro ou mal. É verdade que nossa natureza ficou indisciplinada, mal inclinada e, muitas vezes, deixamos de ser santos, não conseguimos ser puros como precisamos ser.