Qual a diferença entre a diarreia e gastroenterite?

Perguntado por: nmuniz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

A diarreia é o principal sintoma da gastroenterite, mas também pode ser acompanhada por náuseas, vómitos, cefaleia, febre ligeira, perda de apetite, cólicas abdominais, mal-estar geral, dores musculares ou diarreia com sangue e muco visíveis (em alguns casos). Os sintomas, normalmente, passam dentro de alguns dias.

gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

A infecção viral é a mais comum e altamente contagiosa, seus principais agentes são Rotavírus, Norovírus, Astrovírus, Adenovírus e Sapovírus. Já a gastroenterite bacteriana é frequentemente associada à contaminação de água e alimentos e podem ser ligadas às bactérias Salmonella, E.

A gastroenterite viral é tipicamente uma afecção autolimitada com duração <14 dias. Os sintomas frequentes são náuseas, vômitos e diarreia, que podem ser acompanhados por febre, dor abdominal e anorexia. A gastroenterite viral é a causa mais comum de gastroenterite aguda nos EUA e no mundo.

Tratamento. Em alguns casos da doença contraída por vírus, a gastroenterite não requer tratamento específico, sendo a medicação utilizada apenas para o alívio dos sintomas, que se amenizam em poucos dias; é recomendado que o paciente beba bastante água.

Não existem medicamentos para curar a gastroenterite. Os sintomas passarão por conta própria.

Probióticos, como lactobacillus (Floratil® – Saccharomyces boulardii), podem ser úteis, ajudando a reduzir o tempo de doença em alguns casos. Mas não espere efeitos milagrosos, como resolução da diarreia após algumas horas.

INTRODUÇÃO DE ALIMENTOS SÓLIDOS: uma vez tolerados os líquidos, os alimentos sólidos podem ser iniciados. Escolha arroz, pão torrado, cenoura, batata, banana madura ou maçã (se estiver cru, é melhor se oxidar, também pode ser comido assado sem açúcar e sem pele ou em compota).

Como a gastroenterite provoca uma perda muito grande de líquidos, sua complicação maior é a desidratação, que pode ser severa e, em casos graves, evoluir para um choque hipovolêmico, também conhecido como choque hemorrágico.

Gastroenterite raramente dura mais do que 1 a 3 dias. No entanto, pode levar de 1 a 2 semanas para que seus hábitos intestinais voltem completamente ao normal. Pode ser uma doença grave em pessoas cujo sistema imunológico não está funcionando corretamente.

O exame de fezes é um dos exames solicitados para detectar a doença. Inclusive, com ele, é possível determinar qual tipo de agente infeccioso está presente no organismo. Além disso, exames de sangue e uma avaliação clínica também são recomendados para investigar e diagnosticar o quadro.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

Alimentos crus, em seu estado natural, como a carne, aves domésticas, peixe e crustáceos, ovos, leite não pasteurizado e laticínios, e produtos frescos frequentemente contém bactérias que podem causar a gastroenterite aguda.

Administre líquidos por via intravenosa (IV) Administre medicamentos para parar a diarreia e ajudar a melhorar a dor de barriga. Administre medicamentos para eliminar parasitas, caso um parasita seja a causa da gastroenterite. Administre antibióticos, no caso de alguns tipos mais raros de gastroenterite.