Qual a diferença do glacê real para o açúcar de confeiteiro?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Uma das principais diferenças entre eles está na composição. O tamanho do grânulo também varia. O açúcar de confeiteiro, também conhecido como glaçúcar, é fácil de dissolver, tem textura ultrafina e é muito branco e macio, lembrando a consistência de um talco.

Açúcar especial com grânulos finos. Por conter a quantidade ideal de amido, não empedra e atinge rapidamente o ponto de secagem. Seu uso se caracteriza em receitas finas, onde sua granulometria seja fator determinante para qualidade da preparação.

É muito utilizado como acabamento final após o revestimento dos bolo ou para pequenos detalhes em docinhos decorados, pois após algumas horas de aplicação ele se cristaliza.

De confeiteiro: com grãos mais finos do que o refinado, esse tipo de açúcar pode conter como aditivo algum tipo de amido ou fosfato de cálcio para dar uma maior leveza. Por ser muito fino, esse açúcar é ideal para fazer dar um toque especial nos pães e doces após o seu preparo.

De forma geral, o açúcar de confeiteiro e o impalpável podem ser usados da mesma forma, mas é sempre bom fazer testes para garantir que a receita vai dar certo. Como o açúcar impalpável é ainda mais fino, leve e solto que o de confeiteiro, é uma ótima pedida para preparos bastante delicados.

Por isso, é essencial conhecer as diferenças, mesmo que não vá utilizá-los em seus produtos.

  • Açúcar Cristal. Apresenta grãos mais grossos e transparentes que o açúcar refinado. ...
  • Açúcar Mascavo. ...
  • Açúcar Refinado. ...
  • Açúcar Invertido. ...
  • Glicose. ...
  • Açúcar Demerara.

Preparar o açúcar de confeiteiro caseiro é muito simples, necessita apenas de açúcar normal e 3 gramas de maizena. A quantidade de amido deve ser muito pequena para não perturbar o resultado do açúcar em pó.

Conforme a umidade, temperatura e quantidade de glacê, levará de 15 a 60 minutos para que ele endureça após aplicado nos biscoitos, cupcakes ou bolos.

Glacê é mais firme e ótimo para decorar bolos e cupcakes
Também há a opção de preparar o glacê real, versão mais suave do ingrediente. Geralmente feito com açúcar de confeiteiro, ele fica com uma textura semelhante a do merengue depois de seco – sendo muito indicado para decorar biscoitos.

Depois de pronto, o Glacê Real deverá ser guardado em um recipiente hermeticamente fechado, sob refrigeração, por até 48 horas.

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

Quanto mais escuro for o açúcar, mais vitaminas e minerais são encontrados porque há um menor processamento químico feito pela indústria. Em contrapartida, os açúcares mais branquinhos passam por um maior processo de refinamento, possuem mais componentes químicos para ficar daquela cor e com isso, perdem os nutrientes.