Qual a diferença do corante Hidrossoluvel e Lipossoluvel?

Perguntado por: lmota . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Lipossolúvel é indicado em matérias-primas gordurosas, como manteiga e chocolate e o Hidrossolúvel é indicado em composições com mais água, como chantilly, glacê, gelatinas, geleias de brilho, macarons e pasta americana.

Todas as vitaminas são essenciais para o funcionamento adequado do organismo, mas essas substâncias se diferenciam em dois grandes grupos: As vitaminas hidrossolúveis, ou seja, solúveis em água; e as lipossolúveis, solúveis em gorduras.

Os corantes lipossolúveis são próprios para o uso alimentício e indicados para trabalhos com chocolates ou manteiga de cacau, por se diluírem em produtos à base de gordura.

Já os Corantes Gran Chef hidrossolúveis se dissolvem melhor em preparos com mais água em sua composição. São receitas como glacês, pastas americanas, merengues, chantilly (o creme de leite tem mais água do que gordura em sua composição), gelatinas, geleias de brilho, macarons, etc.

O corante hidrossolúvel pode ser usado em pastas americanas, para misturar com chantilly, em cremes, em merengues e suspirors, em macarons e em gelatinas divertidas. As suas receitas vão ficar vibrantes.

O corante hidrossolúvel possui uma dissolução quase instantânea, sem alterar o sabor nem a consistência de sua receita, e isso facilita muito o trabalho dos confeiteiros. Mas importante ressaltar que existem diferentes texturas de corante hidrossolúvel: ele pode ser líquido, em gel e em softgel.

Essenciais para o funcionamento normal do organismo, permitindo o metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas, as vitaminas lipossolúveis ou hidrossolúveis melhoram a pele e a oxigenação das células, ajudando nos processos de recuperação de doenças, inibindo o envelhecimento e auxiliando no crescimento do ...

O corante lipossolúvel é indicado para chocolate, no chantilly não vai dissolver como desejado e consequentemente não pigmenta da forma necessária.

Corante Hidrossolúvel
É indicado para tingir chantillys, cremes e gelatinas, não chocolates. Entretanto, por possuir um valor mais acessível e por ser mais fácil de encontrar nas lojas de confeitaria, o corante hidrossolúvel passou a ser muito usado nos preparos com chocolate também.

As lipossolúveis são aquelas solúveis em gordura, as quais para o universo da química são apolares. Já as hidrossolúveis são polares e são solúveis em água. O professor relembra que as polares dissolvem as polares, e as apolares dissolvem as apolares, ou seja, semelhante dissolve semelhante.

Qual a diferença entre corante em gel e líquido? O corante líquido é mais fluido e se mistura com maior facilidade. O corante em gel é mais espesso e econômico, bastante utilizado em coberturas e glacês.

Os tipos de destaque são: 1) corantes ácidos para substratos de poliamida e proteína, como nylon, lã e seda; 2) corantes dispersos para substratos hidrofóbicos, como poliéster e acetato, e 3) corantes diretos e reativos para substratos celulósicos, como algodão, rayon, linho e papel.

Corante líquido
Essa também é outra opção para quem deseja fazer um trabalho de pintura no chocolate. De modo geral, existem dois tipos de corantes líquidos: à base de óleo e de água. No primeiro, o óleo se incorpora ao chocolate, promovendo uma massa mais cremosa.

O restante dos alunos 9% respondem que o corante se dissolvem em água por que as moléculas da água estão em constante movimento o que permite que as substancias do corante sejam dissolvidas.