Qual a diferença de um mapa mental e conceitual?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

A aparência de um mapa conceitual se assemelha a uma rede de conexões. Já os Mapas Mentais partem de uma ideia central, a partir da qual se articulam as ideias conectadas, numa estrutura em árvore (raiz e galhos) ou semelhante a um neurônio.

Um mapa conceitual é um diagrama ou ferramenta gráfica que representa visualmente as relações entre conceitos e ideias. A maioria dos mapas conceituais descreve ideias, como caixas ou círculos (também chamados de nós), que são estruturados hierarquicamente e conectados com linhas ou setas (também chamados de arcos).

Desse modo, ao construir e olhar para o mapa mental, um estudante pode conseguir memorizar toda a história envolvida, passando pelos fatos que ligam uma palavra à outra. Em contrapartida, o mapa conceitual propõe uma forma alternativa de estudo.

Passo a passo de como fazer um mapa conceitual

  1. Identifique o objetivo do seu mapa conceitual. Bom, esse é o primeiro ponto. ...
  2. Defina uma ideia central. ...
  3. Defina a ferramenta que você vai usar. ...
  4. Liste todos os conceitos que se relacionam ao tema central. ...
  5. Estruture o mapa conceitual.

Mapa mental é um diagrama confeccionado a partir de uma ideia central, que vai se ampliando em variados ramos. Cada uma dessas ramificações são desdobramentos do conceito inicial, como neurônios no cérebro.

Como instrumentos didáticos, os Mapas Conceituais podem ser usados para mostrar as relações hierárquicas entre os conteúdos que estão sendo ensinados em uma aula, uma unidade de estudo ou um curso inteiro. Eles explicitam relações de subordinação e superordenação que possivelmente afetarão a aprendizagem.

Em poucas palavras, pode-se dizer que os mapas mentais se concentram na memória, enquanto os mapas conceituais se concentram em um tópico. Fazer um mapa mental ou mapa conceitual não é uma tarefa assustadora, você pode construir sua base com papel e caneta ou usando softwares disponíveis na internet.

A Miro pode ajudar equipes a fazer tudo: desde mapas conceituais, a mapas mentais e gerenciamento visual de projetos, planejamentos com metodologia ágil, fluxogramas, brainstormings, workshops interativos e mais. Libere suas ideias mais criativas em uma tela infinita e colabore em tempo real de qualquer lugar.

Dependendo de diferentes objetivos, mapas mentais podem ser classificados em 3 tipos:

  • Mapas mentais de bibliotecas para organização de informações.
  • Mapas mentais de apresentação para apresentar ideias e projetos.
  • Mapas mentais de cronograma em túnel para organizar ou criar um plano de projeto.

Tipos de mapas conceituais

  • Mapa Panorâmico. ...
  • Mapa Detalhado ou Desenvolvido. ...
  • Mapa Hierárquico. ...
  • Mapa Teia de Aranha. ...
  • Mapa Conceitual Organograma. ...
  • Mapas Sistêmico. ...
  • Mapa Conceitual Multidimensional. ...
  • Mapa de Paisagem.

Um mapa conceitual é uma representação visual de um tópico abrangente e as relações entre as ideias, imagens ou palavras que fazem parte desse tópico.

Como Fazer um Mapa Conceitual

  1. Selecionar um Meio de Desenho.
  2. Criar um Conceito Principal.
  3. Identificar os Principais Conceitos.
  4. Organizar Formas e Linhas.
  5. Ajustar o Mapa.

Escreva tópicos claros e curtos, para memorizar as informações através de poucas palavras; Trabalhe as mudanças de cores para mentalizar os agrupamentos; A forma de organização, palavras e desenhos devem fazer sentido para você, não para outras pessoas.

O mapa mental de Tony Buzan deve seguir três regras básicas: colocar o tema no centro; ir adicionando informações do meio para as extremidades; e misturar textos, desenhos e cores diferentes.

“Todos os mapas mentais têm algumas coisas em comum: usam cores; têm uma estrutura natural que parte do centro; todos utilizam linhas, símbolos, palavras e imagens de acordo com um conjunto de regras simples, básicas, naturais e familiares ao cérebro”.