Qual a diferença de enjoo de gravidez e enjoo normal?

Perguntado por: osiqueira . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Ao contrários dos outros tipos de náuseas e vômitos, no enjoo típico da gravidez não há outros sintomas gastrointestinais ou sistêmicos associados, como febre, diarreia e intensas cólicas. A presença destes sintomas deve ser informada ao médico.

A causa exata do enjoo matinal não é conhecida, mas os hormônios da gravidez provavelmente contribuem para esse sintoma. Náuseas durante a gravidez podem ocorrer a qualquer hora do dia, mas geralmente acontecem pela manhã. Então observar quando as náuseas acontecem ajuda a saber se o enjoo é de gravidez.

Em geral, os enjoos acontecem especialmente nas primeiras semanas de gestação, e podem ser mais intensos durante a manhã. Por isso, esse sintomas são um dos principais motivadores para a realização de testes de gravidez. Eles atingem o pico entre a oitava e décima semana, e então diminuem na sequência.

Menstruação atrasada, enjoos e vômitos. Inchaço e dor abdominal, considerados comuns, assim como aumento das mamas e vontade frequente de urinar.

Cólicas ou dor abdominal
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Na gravidez normal, as náuseas e os vômitos costumam surgir ao redor da quarta semana — contada a partir do último período menstrual –, e aumentar de intensidade até atingir o pico na nona semana, aproximadamente. Em 90% dos casos, o quadro regride quando a gestação atinge 20 semanas.

O surgimento do enjoo está relacionado a mais de 200 doenças e condições, como eventos neurológicos, do aparelho digestivo, uso de medicamentos, analgésicos opioides, gestação, distúrbios hormonais, distúrbios abdominais, toxinas, infecções do sistema nervoso central, alterações metabólicas, intoxicação por álcool, ...

Se você não sabe em que data a sua próxima menstruação deveria vir, sugerimos fazer o teste pelo menos 3 semanas após a relação sexual que você imagina ter sido a responsável por uma possível gravidez. Se você teve múltiplas relações neste período, o intervalo deve ser contado a partir da última relação desprotegida.

Os sinais nas primeiras semanas de gestação
1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente. 3ª semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum). 4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.