Qual a diferença de ambiguidade?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

A diferença entre ambiguidade e polissemia é a precisão do significado das palavras. Quando uma palavra tem mais do que um sentido impreciso, temos AMBIGUIDADE, por exemplo: Ninguém conseguia se aproximar do porco do tio, tão mal ele cheirava.

A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”. “Não sei se vou ou fico”.

A ambiguidade pode ser um vício de linguagem ou um recurso estilístico. Ela ocorre em enunciados que têm mais de uma interpretação possível, o que dificulta seu entendimento. A ambiguidade no enunciado causa mais de uma interpretação possível, gerando dúvidas a respeito do que se quis comunicar.

A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final. Portanto, entende-se que a ambiguidade é o duplo sentido dentro da frase.

Tipos de ambiguidade

  • Uso indevido de pronomes possessivos.
  • Colocação inadequada de palavras.
  • Uso de forma indistinta entre o pronome relativo e a conjunção integrante.
  • Uso indevido de formas nominais.

De acordo com a gramática da língua portuguesa, dizemos que uma frase, comunicado, ou fala é ambígua quando permite diferentes interpretações. Assim, esse trecho dá uma sensação de incerteza, dúvida e não nos permite saber ao certo o que era pra ser comunicado.

1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.

A ambiguidade ou anfibologia é quando ocorre uma duplicidade de sentido em um texto. Ela pode ser entendida de duas formas: a primeira delas é como um recurso de construção, muito comum em textos de humor, por exemplo; a segunda é como um problema de construção fruto de uma má organização das ideias.

Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras.

A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor. Aparece muitas vezes na publicidade. Além disso, piadas, anedotas e outros textos humorísticos também trabalham com o duplo sentido.

A ambiguidade é a característica de uma palavra, expressão ou frase que tem duplo sentido ou que gera dúvida quanto ao seu significado.

Quando falamos de ambiguidade, de que algo o alguém é ambíguo, queremos dizer que essa pessoa ou circunstância não nos mostra suas verdadeiras características se não as esconde ou as deixa em claro.

A palavra ambiguidade vem do latim ambiguitas, cujo significado é incerteza ou equívoco. Portanto, todas as vezes que uma palavra ou expressão apresentar duplicidade de sentidos, dizemos que ela é ambígua, pois permite mais de uma interpretação.

Empregue apenas palavras cujo significado e aplicação você domina inteiramente. Não se deixe levar por modismos: em vez de usar uma palavra por que “todo mundo diz isso”, escolha as palavras que mais fielmente reproduzam o significado pretendido. Atenção à concordância e à regência, tanto nominais quanto verbais.

Ambiguidade ou Anfibologia
Ela ocorre quando uma frase fica com duplo sentido, confundindo a interpretação.