Como é construída a ambiguidade?

Perguntado por: acruz9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

A ambiguidade ocorre quando um enunciado é construído de modo a ter mais de uma interpretação possível, o que pode gerar prejuízo na comunicação. Assim, a ambiguidade pode ser considerada um desvio linguístico ou um recurso estilístico, dependendo da intenção do enunciador.

Ele sentou na cadeira e quebrou o braço
Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado. Para solucionar a ambiguidade: Ele sentou e o braço da cadeira quebrou.

A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final. Portanto, entende-se que a ambiguidade é o duplo sentido dentro da frase.

A ambiguidade ocorre quando um mesmo vocábulo ou expressão pode ser interpretado de mais de uma maneira. Ela pode aparecer de duas formas: como recurso expressivo, principalmente no caso da publicidade ou dos textos humorísticos; como um defeito na construção, prejudicando a clareza da mensagem.

A ambiguidade ou anfibologia é quando ocorre uma duplicidade de sentido em um texto. Ela pode ser entendida de duas formas: a primeira delas é como um recurso de construção, muito comum em textos de humor, por exemplo; a segunda é como um problema de construção fruto de uma má organização das ideias.

A ambiguidade é a duplicidade de sentidos que uma palavra pode apresentar. Há a ambiguidade lexical e a ambiguidade estrutural. A ambiguidade LEXICAL ocorre quando uma palavra tem sentidos diferentes e, mesmo em um contexto, nem sempre conseguimos compreender, com precisão, o seu sentido.

Palavras de dois sentidos são aquelas que possuem dois significados dependendo do sentido que a frase está; por exemplo: Adoro suco de manga (se referindo à fruta) Rasguei a manga do casaco (se referindo à roupa) Ele manga de todo mundo (se referindo a caçoar).

De acordo com a gramática da língua portuguesa, dizemos que uma frase, comunicado, ou fala é ambígua quando permite diferentes interpretações. Assim, esse trecho dá uma sensação de incerteza, dúvida e não nos permite saber ao certo o que era pra ser comunicado.

Podemos resumir o conceito de ambiguidade como um duplo sentido em uma mesma sentença ou frase. É quando temos palavras ou estruturas que podem ser interpretadas de duas formas diferentes, causando confusão no discurso.

adjetivo Que contém ou pode conter múltiplos sentidos; que não apresenta um único sentido.Com distintos significados; equívoco: texto ambíguo. [Gramática] Cujo sentido permite várias interpretações (inclusive contrárias); que comporta mais de uma interpretação diferente.

A ambiguidade pode ser um vício de linguagem ou um recurso estilístico. Ela ocorre em enunciados que têm mais de uma interpretação possível, o que dificulta seu entendimento. A ambiguidade no enunciado causa mais de uma interpretação possível, gerando dúvidas a respeito do que se quis comunicar.

Ambiguidade é má interpretação do texto ou frase, causando duplo sentido. Ela se constrói através do uso indevido de pronomes possessivos.

Pelo fato de existirem múltiplos sentidos que podem ser extraídos, a ambiguidade pode gerar desentendimentos em relação à informação transmitida. Assim, podemos concluir que a ambiguidade é algo que deve ser evitado em discursos formais.

Saber o que é ambiguidade é importante para evitar utilizá-la de forma não intencional. Trechos, sentenças ou expressões linguísticas que apresentam mais de um entendimento possível podem levar a sérios problemas de comunicação.

1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.

Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras.