Qual a desvantagem de parcelar a fatura do cartão de crédito?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Também pode ser fácil gastar mais do que se pode pagar ao longo do tempo, o que pode afetar sua pontuação de crédito. Dessa maneira, caso não consiga pagar as parcelas em dia, é possível que o cliente fique negativado e sofra com penalidades descritas no contrato.

Desvantagens do parcelamento de fatura de cartão de crédito
Ele pode levar a juros altos e a uma dívida crescente se as parcelas não forem pagas a tempo. Além disso, pode ser fácil gastar mais do que se poderia pagar ao longo do tempo, o que pode afetar o Serasa Score.

Se você se embolou nas compras, a fatura veio muito alta e não tem nenhuma garantia de dinheiro a mais entrando no mês que vem, parcelar a fatura pode ser mais vantajoso. Isso porque, quando você faz isso, já sabe o quanto vai pagar até quitar a dívida.

O pagamento mínimo é recomendado apenas quando se tem certeza de que terá o valor total para quitação da fatura no mês seguinte. Caso contrário, o parcelamento é o mais indicado, pois os juros são menores que os do crédito rotativo, principalmente se for solicitado antes que a fatura do cartão vença.

Após fazer o acordo do cartão e pagá-lo corretamente, você consegue usar o cartão de crédito novamente. Por essa razão, é primordial buscar cumprir com o proposto para não ficar impossibilitado de comprar.

A principal desvantagem do pagamento parcelado é que você fica endividado. Muitas pessoas acham que ficar endividado é atrasar uma dívida. Mas, na verdade, se endividar é ter uma dívida para pagar, ou seja, ter contas para pagar, mesmo que não estejam atrasadas.

O parcelamento fixa uma taxa de juros, normalmente inferior ao do crédito rotativo, e permite que a quantia em aberto possa ser paga em um prazo mais longo. Ele também organiza o pagamento do saldo do cartão, porém o seu limite total fica bloqueado e só é liberado aos poucos, conforme as parcelas são pagas.

É possível cancelar o parcelamento do cartão de crédito? Se você entrou no rotativo e o banco fez o parcelamento automático da sua fatura do cartão de crédito, saiba que é possível cancelar esta operação. Para isso, entre em contato com o seu banco e faça a solicitação alegando que deseja pagar o total.

Você pode parcelar quantas faturas forem necessárias, desde que faça o pagamento do valor mínimo da fatura, que é de 15% do total dela. Você consegue descobrir o valor mínimo a pagar, fazendo esta continha: Valor total da fatura x 0,15 = valor mínimo.

Sim. Você pode parcelar quantas faturas forem necessárias, desde que faça o pagamento do valor mínimo da fatura, que é de 15% do total dela.

2% é a multa por atraso; 1% de mora cobrado por mês, pago proporcionalmente a quantidade de dias de atraso da fatura.

Para isso, você deve esperar até o dia do vencimento da sua fatura e ver qual é o valor final das suas compras mensais no cartão de crédito. No dia do vencimento, o seu banco te dará a opção de pagar o valor completo ou somente mínimo da sua fatura.

Não tenho como pagar a dívida cobrada judicialmente, e agora? A lei brasileira não prevê a liberação da obrigação do devedor em razão de não ter como pagar uma dívida. Assim, caso você não tenha como pagar a dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento através da própria Justiça.

Como funciona o acordo do cartão? O acordo do cartão de crédito consiste no parcelamento da fatura de uma dívida atrasada para ter mais tempo para pagar o valor das parcelas determinadas durante o processo, e sair das dívidas. Assim, quando quitar o montante, o seu limite é liberado para você fazer compras novas.

Não consigo pagar minhas contas. O que fazer?

  1. Faça um levantamento das prestações em aberto. O primeiro passo para solucionar a situação é encará-la de forma honesta. ...
  2. Reestruture os gastos mensais. ...
  3. Troque dívidas caras por outras mais baratas. ...
  4. Busque renda extra. ...
  5. Estude educação financeira. ...
  6. Negocie as dívidas com os credores.

Parcelar pode se tornar um vício
Ao olhar o orçamento, com o tempo é provável que se enxergue apenas o valor da parcela. E de muitas parcelas. E o estrago normalmente estará bem grande. O impulso e a falta de controle poderão levá-lo a criar outros parcelamentos e a comprometer sua renda de forma perigosa.