Quais as desvantagens de parcelar a fatura do cartão de crédito?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Também pode ser fácil gastar mais do que se pode pagar ao longo do tempo, o que pode afetar sua pontuação de crédito. Dessa maneira, caso não consiga pagar as parcelas em dia, é possível que o cliente fique negativado e sofra com penalidades descritas no contrato.

Desvantagens do parcelamento de fatura de cartão de crédito
Ele pode levar a juros altos e a uma dívida crescente se as parcelas não forem pagas a tempo. Além disso, pode ser fácil gastar mais do que se poderia pagar ao longo do tempo, o que pode afetar o Serasa Score.

O pagamento mínimo é recomendado apenas quando se tem certeza de que terá o valor total para quitação da fatura no mês seguinte. Caso contrário, o parcelamento é o mais indicado, pois os juros são menores que os do crédito rotativo, principalmente se for solicitado antes que a fatura do cartão vença.

Após fazer o acordo do cartão e pagá-lo corretamente, você consegue usar o cartão de crédito novamente. Por essa razão, é primordial buscar cumprir com o proposto para não ficar impossibilitado de comprar.

Ao pagar menos do que 15% do valor total da sua fatura, ela será considerada uma fatura em atraso e sobre o valor total será cobrado multa por atraso e juros por atraso. Além disso, automaticamente você começa a usar o que chamamos de crédito rotativo e por ele, são cobradas taxas por cada dia de atraso da fatura.

A principal desvantagem do pagamento parcelado é que você fica endividado. Muitas pessoas acham que ficar endividado é atrasar uma dívida. Mas, na verdade, se endividar é ter uma dívida para pagar, ou seja, ter contas para pagar, mesmo que não estejam atrasadas.

O parcelamento fixa uma taxa de juros, normalmente inferior ao do crédito rotativo, e permite que a quantia em aberto possa ser paga em um prazo mais longo. Ele também organiza o pagamento do saldo do cartão, porém o seu limite total fica bloqueado e só é liberado aos poucos, conforme as parcelas são pagas.

Com o parcelamento da fatura do cartão de crédito, posso continuar usando? Sim, nesse caso, o cartão de crédito ainda pode ser usado normalmente pelo indivíduo. Contudo, o valor de seu limite ficará restrito a uma determinada quantia até que as parcelas restantes sejam totalmente pagas.

É possível cancelar o parcelamento do cartão de crédito? Se você entrou no rotativo e o banco fez o parcelamento automático da sua fatura do cartão de crédito, saiba que é possível cancelar esta operação. Para isso, entre em contato com o seu banco e faça a solicitação alegando que deseja pagar o total.

Sondagens de mercado mostram que com as novas regras do cartão de crédito, os juros do parcelamento vão variar de 0,99% a 9,99% ao mês, dependendo da instituição. No ano seria de 12,55% a 213,5%. De fato, os juros ficaram bem abaixo do rotativo, mas isso não significa que financiar a fatura ficou fácil.

Não tenho como pagar a dívida cobrada judicialmente, e agora? A lei brasileira não prevê a liberação da obrigação do devedor em razão de não ter como pagar uma dívida. Assim, caso você não tenha como pagar a dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento através da própria Justiça.