O que acontece se eu pagar apenas uma parte da fatura?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Normalmente, os cartões de crédito vêm com uma opção de pagamento mínimo do que foi gasto em um mês. Ao pagar esse valor, a pessoa entra no chamado crédito rotativo, em que juros passam a ser cobrados sobre o valor restante da fatura, isto é, o que ficou em aberto.

Caso a pessoa pague o valor mínimo ou metade da fatura vencida do cartão de crédito, o valor restante entrará no rotativo, será acrescido de juros e IOF. Quando a fatura vem mais alta do que esperado, o cliente tem a opção de fazer o parcelamento ou então pagar uma parte, entrando justamente no rotativo.

Quando se paga a fatura com atraso é preciso lidar pelo menos com: Multa por atraso: pode chegar a até 2%. Deve ser paga se houver a partir de um dia de atraso e não é cumulativa. Se atrasou 1 ou 10 dias, pagará o mesmo valor de multa.

Os clientes podem fazer um pagamento parcial porque eles simplesmente não têm o dinheiro suficiente para pagar o total da fatura ou porque há uma contestação sobre um item na fatura. Nessa situação, a fatura pode ser parcialmente liquidada com o pagamento. A fatura permanecerá aberta e mostrará um saldo.

Como faço para pagar o restante? Para pagar o valor que ainda resta na fatura do cartão o indivíduo pode aguardar até que sua próxima fatura seja encerrada. Se o valor foi pago antes do fechamento da fatura o indivíduo pode apenas pagá-la no final ou começo do mês, normalmente, já que não terá acréscimos de juros.

Esta é uma forma rápida de liberar limite para fazer novas compras, caso haja a necessidade, ou para quem gosta de pagar as contas de maneira antecipada. Posso pagar metade da fatura do cartão depois de vencida? Sim, você pode. Mas fique de olho no crédito rotativo, pois o valor cobrado pode ser alto em caso de atraso.

Procure negociar a fatura
Em contato com a operadora, você poderá negociar o pagamento dos valores. Para isso, vale a pena ter se organizado antes, para saber o quanto do orçamento você pode comprometer. Ou seja, qual valor mensal você pode pagar ao banco.

O que acontece com quem não paga a fatura do cartão de crédito? No 1º mês é aplicada a taxa de juros, aproximadamente 15%, em cima do valor devido. A partir do segundo mês de atraso, o cartão fica completamente bloqueado e você precisa realizar o pagamento integral da fatura, não podendo realizar o pagamento do mínimo.

Como os bancos precisam de um período para processar a fatura do cartão de crédito, normalmente, fecham a fatura 10 dias antes do vencimento do cartão. Com isso, se a compra for feita um dia depois do fechamento, o prazo para quitar a dívida pode chegar a 40 dias.

Atraso da fatura
Além disso, caso o pagamento não tenha sido efetuado em até 45 dias após a data de vencimento, as empresas podem solicitar a inclusão do nome do cliente nos órgãos de proteção ao crédito.

O que é melhor: pagar o mínimo ou parcelar a fatura do cartão? O melhor mesmo é você conseguir pagar o valor total da sua fatura, já que as duas opções podem ser armadilhas do endividamento se você não conseguir se organizar.

A partir de então, os consumidores passaram a ter restrições no crédito rotativo. Hoje em dia não é mais possível pagar o valor mínimo (15% do total) vários meses seguidos, apenas por um mês. Antes o restante da dívida ficava para a próxima fatura, acrescido de juros.

Muitos consumidores desejam saber se pagar conta com antecedência ajuda no Score. A resposta é não. É ótimo conseguir pagar com antecipação as contas, pois mostra que a organização financeira está em dia. Porém, especificamente para o cálculo do Serasa Score, pagar no dia do vencimento ou antes têm o mesmo efeito.

Parcelar a fatura é geralmente considerado uma opção mais favorável do que utilizar o crédito rotativo. Existem algumas razões para isso: Taxas de juros mais baixas: Ao parcelar a fatura, as taxas de juros geralmente são mais baixas do que as do crédito rotativo.