Quais são as desvantagens do empréstimo?

Perguntado por: ezaganelli . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A principal desvantagem do empréstimo pessoal, sem dúvida, está nas altas taxas de juros praticadas. Comparado a outras modalidades, o empréstimo pessoal pode apresentar custos consideravelmente mais altos, fazendo dele uma opção que merece ser mais bem estudada.

Os principais riscos de tomar empréstimo sem planejamento financeiro são:

  • Endividamento excessivo. ...
  • Pagamento de juros altos. ...
  • Perda de controle financeiro. ...
  • Comprometimento do orçamento. ...
  • Danos ao histórico de crédito. ...
  • Negativação do nome.

6 desvantagens do empréstimo consignado

  • Dívida longa. ...
  • Pagamento com data fixa. ...
  • Não está disponível a todos os consumidores. ...
  • Exige margem consignável livre. ...
  • Comprometimento da renda direto na fonte. ...
  • Depende de convênio da instituição financeira com a fonte pagadora.

Emprestar o nome para empréstimos, financiamentos e outros tipos de crédito é arriscado porque a responsabilidade é sempre de quem está com o nome no contrato. Por isso, mesmo que a pessoa empreste seus dados pessoais para terceiros próximos, como familiares e amigos, é sempre um risco que se corre.

O motivo pode ser a capacidade de pagamento em relação ao valor que você pediu. Para ter um pedido aprovado é necessário demonstrar que você vai conseguir pagar. Ou seja que o crédito vai caber no seu bolso. As parcelas do empréstimo devem ficar em torno de 15% do que você ganha por mês.

Quanto mais fácil o acesso ao empréstimo, maiores são os riscos de fraude. E mais altos, os juros. É comum também o uso indevido do nome de instituições de crédito com renome no mercado.

O empréstimo pessoal funciona da seguinte forma: A pessoa pede um valor e um prazo para pagamento ao banco ou a outra instituição financeira. Esse banco vai avaliar o perfil da pessoa. Por exemplo, se ela tem renda suficiente para pagar aquelas prestações.

A principal vantagem da quitação antecipada do empréstimo consignado é a amortização dos juros e demais custos que incidem sobre o valor restante. Portanto, além de se livrar de uma dívida, ao pagar antecipadamente o empréstimo consignado o consumidor terá desconto sobre o total a ser quitado.

Aumento da dívida
Uma prática legal e comum no mercado de crédito é a cobrança de multas e acúmulo de juros, em caso de inadimplência. Por isso, se você não pagar um empréstimo, sua dívida deve crescer em pouco tempo, o que facilitará a perda de controle sobre ela.

A grande diferença entre empréstimo ou financiamento de crédito é que, enquanto o empréstimo cede uma quantia em dinheiro para o cliente, o financiamento financia a compra de um bem de forma direta. Um financiamento por exemplo, está associado a compra de um carro, moto, casa, etc.

O empréstimo pessoal é um tipo de crédito fornecido para pessoa física, ou seja, uma quantia em dinheiro e que não há necessidade de uma garantia para conseguir o valor. Dessa forma, a instituição financeira cobra juros mensais em troca, que são determinados em contrato.

O empréstimo pode ser a saída. Além de cobrar juros mais baixos do que o rotativo do cartão de crédito, a modalidade permite que você se planeje para pagar as parcelas até mesmo antes da tão sonhada viagem.