Como funciona o pagamento parcelado?

Perguntado por: iaragao . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O pagamento parcelado é aquele cujo valor total de uma compra é dividido em partes menores no momento da cobrança. Na prática, significa que o cliente adquire o item e/ou serviço desejado e não precisa pagar por ele de uma única vez. O pagamento parcelado é uma opção muito vantajosa para quem paga e para quem recebe.

O parcelamento no cartão de crédito é uma opção de pagamento que permite ao comprador pagar o valor da compra em parcelas mensais. Ao invés de pagar o valor total da compra de uma vez, o comprador pode optar por pagar em várias prestações, com juros e taxas cobradas pelo banco emissor do cartão de crédito.

O parcelamento da fatura do cartão funciona como um acordo feito entre o comprador (titular) e a emissora do cartão de crédito. Por meio disso, você ganha tempo para quitar a fatura, pagando valores predefinidos mensais. Enquanto algumas instituições bancárias garantem parcelamentos em até 24 vezes, outras oferecem 12.

A grande vantagem de pagar parcelado é que você não precisa do dinheiro no momento da compra. Isso possibilita que você compre mesmo sem ter dinheiro, pois o pagamento ocorre apenas no futuro.

Pagamento parcelado: como funciona
Também conhecido como “compra a prazo”, o pagamento parcelado funciona quando você opta por não pagar de uma vez o valor de uma compra e resolve dividir o pagamento em várias partes, que geralmente são pagas 1 vez por mês, dentro de uma fatura de cartão de crédito.

Também comum entre os consumidores, o pagamento parcelado no cartão de crédito também permite ao lojista ou prestador de serviços receber a quantia à vista, já que o cliente torna-se devedor da instituição emissora do cartão, que por sua vez, repassa o valor da venda de uma só vez ao profissional.

Sim! Principalmente se você não tem cartão de crédito, está sem o limite necessário para fazer a compra ou se não quer comprometê-lo. Além disso, a compra parcelada sem cartão é uma alternativa segura que facilita o consumo de bens e serviços para quem não tem todo o dinheiro disponível para comprar à vista.

Limite rotativo é para compras em uma única parcela, aquelas que serão lançadas já na sua próxima fatura. Limite parcelado é para compras parceladas em 2 vezes ou mais. O parcelamento das compras não depende apenas do cartão.

Muitos lojistas dão a opção de parcelar sem juros desde que o cliente faça o pagamento em até um número determinado de parcelas. Nesse caso, o preço do produto é exatamente o mesmo seja pagando à vista, seja pagando parcelado. O preço final não é alterado.

Quando você não paga a fatura no prazo, o banco ou instituição financeira tem autorização para incluir o seu CPF na lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa.

Um pagamento parcelado, por exemplo, pode significar custos maiores, pois o dinheiro tem valor no tempo. Assim, o preço do tempo — assim como dos riscos — é frequentemente dado na forma de juros.

O pagamento mínimo é recomendado apenas quando se tem certeza de que terá o valor total para quitação da fatura no mês seguinte. Caso contrário, o parcelamento é o mais indicado, pois os juros são menores que os do crédito rotativo, principalmente se for solicitado antes que a fatura do cartão vença.

Como já foi falado anteriormente, existem várias opções diferentes para quem quer fazer uma compra parcelada mas não tem um cartão de crédito. Algumas das principais alternativas ao parcelamento no cartão de crédito são: boleto parcelado, crediário, Mercado Crédito, parcelamento com débito automático e Pix parcelado.

No histórico de movimentações do cartão, você verá uma transação com o valor total da compra original e outra no valor do parcelamento, juntamente com a identificação do estabelecimento.

O parcelamento da venda pode ser feito através do carnê. Ou seja, uma série de boletos que devem ser pagos todos os meses. O carnê do IPTU é um exemplo deste método. Esse tipo de parcelamento é vantajoso para o cliente, pois não prende o limite do cartão.