Qual a cor que Van Gogh amava?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 19 votos

amarelo

A cor preferida de van Gogh era o amarelo. O que começou com pontinhos foi se tornando um grande sol, que não podia deixar de aparecer em suas telas. Ele pintou a noite e as estrelas somente em 1888! Como ele dizia, “é um sol, uma luz, que eu só posso chamar de amarelo, porque não tem outra palavra…

1 9 9 6 ∆ - Eu te amo como van gogh amou a cor amarela... | Facebook.

Provavelmente, o pintor tinha preferência pelo amarelo em razão de uma condição de saúde: uma planta medicinal chamada dedaleira, utilizada por Van Gogh para tratar de suas crises de epilepsia e confusões mentais, teria causado uma contaminação.

Van Gogh era um homem de muitos amores, a maioria prostitutas. Sua favorita era uma mulher chamada Sien, com quem morou e ajudou a cuidar do bebê durante algum tempo. Ela aparece em diversos retratos desenhados pelo pintor.

Vincent Van Gogh revolucionou a história da pintura. Embora tenha sido influenciado pelos pintores impressionistas, sua obra é muito pessoal e solitária. Usava cores opostas, como o azul e o amarelo, para aumentar a vibração de suas imagens.

Vincent Van Gogh
Existe a hipótese de que Van Gogh sofresse de xantopsia, distúrbio da visão das cores, no qual todos os objetos coloridos aparecem em amarelo. Van Gogh pode ter adquirido o distúrbio por consumo excessivo de absinto ou por meio de tratamentos que podem ter provocado intoxicação digitálica.

3. Uma luz que, na falta de palavra melhor, não posso denominá-la de outro modo, senão amarela.

Van Gogh adorava amarelo. Como é explicado no site da National Gallery, esta cor era, para ele, um símbolo de felicidade. Era por isso natural que se sentisse atraído pelos girassóis, pela sua “cor vibrante” e também pela sua forma. “O girassol é uma planta muito forte e resistente.

O artista pintou mais de 2 mil quadros, entre paisagens, elementos da natureza, retratos, autorretratos, café, representações de camponeses, flores, como o girassol, que ele adorava. Também teve inspiração na cultura japonesa.

Van Gogh amou o amarelo porque não conheceu o castanho dos seus olhos, ele ficaria fascinado, assim como eu.

Ache belo tudo o que puder. A maioria das pessoas não acha belo o suficiente. Nota: Trecho de carta a Theo, escrita em janeiro de 1874. Grandes coisas não se fazem por impulso, mas pela junção de uma série de pequenas coisas.

Ao derivar o pigmento da argila, acredita-se que o amarelo seja uma das primeiras cores já usadas como tinta na arte rupestre pré-histórica, com a primeira aplicação com mais de 17.300 anos.