Tem corante laranja?

Perguntado por: nrocha8 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 16 votos

O Corante Líquido laranja da Fab! tem um tom vibrante e com uma cor vivaé Indicado para realçar ou alterar a cor das preparações como: bebidas, massas de bolos, recheios e etc. Necessitam de uma quantidade menor de aplicação, se comparado aos outros corantes líquidos do mercado.

Na indústria alimentícia, uma das cores mais populares é o amarelo e o laranja. Corantes destas cores brilhantes são usados para muitos produtos como queijo, iogurte, doces, sorvetes, aperitivos, polpas de frutas e extratos, entre outros.

Se quiser um laranja tradicional, misture partes iguais de corante vermelho e amarelo. Por exemplo, ponha seis gotas de amarelo e seis de vermelho em uma tigela pequena. Misture as cores com uma colher pequena ou um palito de dente.

Foram reprovados outros seis produtos – Fanta Laranja, Fanta Laranja Light, Grapette, Grapette Diet, Sukita e Sukita Zero – que tinham os corantes amarelo crepúsculo que, segundo estudos, favorece a hiperatividade infantil, e amarelo tartrazina, com alto potencial alergênico.

Corante laranja
Você pode bater uma xícara de cenoura picada com uma xícara de água no liquidificador para obter o corante. Se preferir, coe o suco antes de utilizar. Na mesma paleta de tons laranjas, você também pode utilizar o colorau, um pó extraído das sementes de urucum.

Amarelo + vermelho = laranja.

Segundo ela, os sintéticos derivados do carvão – como o tartrazina, azul brilhante e vermelho eritrosina –, são os que normalmente causam as reações alérgicas.

E por isso devem ser evitados por toda a família! Os corantes artificiais, quando consumidos com frequência, podem prejudicar a pele, causando alergias, irritações na mucosa do estômago e podendo até causar problemas respiratórios. Esses aditivos também podem interferir no processo metabólico do organismo.

Principais corantes naturais utilizados pela indústria

  • Urucum. O famoso corante de cor avermelhada já era utilizado no Brasil há séculos pelos indígenas. ...
  • Cúrcuma. A cúrcuma possui cores que vão do amarelo ao laranja-avermelhado. ...
  • Clorofila. ...
  • Betalaínas. ...
  • Antocianinas. ...
  • Carmim de cochonilha.

Dentre os corantes naturais estão: carotenóides, clorofila, vermelho de beterraba, curcumina e caramelo. Em contrapartida, alguns exemplos de corantes sintéticos são: amarelo crepúsculo, tartrazina, eritrosina e amaranto.

O Guaraná Antarctica anunciou nesta quinta-feira (5) o Natu, nova variante do refrigerante que promete uma versão feita somente com ingredientes naturais e sem qualquer presença de açúcar, corantes artificiais, conservantes e até sódio em sua fórmula.

De acordo com o Centro de Pesquisa CSPI, o refrigerante vendido no Brasil contém 263 mcg (microgramas) do corante cancerígeno em 350 ml, cerca de 267mcg/355ml. Essa concentração é muito maior em comparação com a Coca-Cola vendida no Quênia, que ficou na segunda posição, com 170 cmg/355ml.

A especialista destaca dois grupos de corantes campeões em alergia: os azocorantes ou corantes amarelos, como a tartrazina, o ponceau e o amarelo crepúsculo; e os não azocorantes, como o azul brilhante, a eritrozina e a indigotina.