Qual o nome da fruta que faz o colorau?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 13 votos

O urucum, essa fruta com sementes bem vermelhas foi o primeiro corante vegetal comercializado das Américas para a Europa. Seu nome, que vem do tupi, significa vermelho e é tradicionalmente utilizado por indígenas brasileiros como matéria-prima para tintura, protetor solar e repelente.

O urucum é rico em anti-inflamatórios e antioxidantes como os carotenoides e tocotrienois que previnem os danos nas células causados pelos radicais livres, mantendo o cérebro saudável e ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer, por exemplo.

Seus frutos são cápsulas armadas por espinhos maleáveis, que se tornam vermelhas quando ficam maduras. Então se abrem e revelam pequenas sementes dispostas em série, de trinta a cinquenta por fruto, envoltas em arilo também vermelho.

A bebida é usada para cicatrização de feridas estomacais e diminuição do colesterol. - 1 colher (sobremesa) com folhas secas de urucum ou 10 folhas in natura. - Coloque as folhas em uma chaleira com água fervente. Deixe ferver mais um pouco.

Nomes populares: Urucu, colorau, urucuzeiro, açafroa-da-bahia, achiote, analto (Peru, México, Cuba, Argentina). Origem ou Habitat: América Tropical.

Não há efeitos colaterais no consumo do urucum e ainda não foram descobertos problemas no consumo em excesso do tempero.

Muito usado para obter um bronzeamento rápido, o extrato de urucum pode também ser um aliado da boa forma. Conhecido como colorau, pode ser acrescentado à dieta em saladas, massas, arroz e sopa.

Rambutão

Rambutão adaptou-se bem à região e hoje é aposta dos produtores. De longe, parece urucum. O formato também lembra a lichia, mas é o rambutão, fruta que veio da Ásia.

O araticum é uma árvore da família das Annonaceae, conhecida como araticunzeiro ou maroleiro, parente da famosa pinha ou fruta-do-conde (Annona squamosa). Pode atingir até 3,5 metros de altura e ocorre de forma descontínua em todo o cerrado brasileiro.

Jenipapo e urucum são duas frutas amazônicas com papel essencial na cultura indígena. “Usamos a semente de urucum [para o vermelho]. Ela é bem forte e não sai com muita facilidade. Já o jenipapo, pegamos a semente e ralamos para extrair a cor preta.

- Tomar o chá ao longo do dia por até 12 horas. Após esse tempo, princípios ativos são perdidos. A bebida é usada para cicatrização de feridas estomacais e diminuição do colesterol. - 1 colher (sobremesa) com folhas secas de urucum ou 10 folhas in natura.

Restaura, dá brilho, maciez e hidrata profundamente os fios. Possui um efeito de filtro solar muito benéfico, oferecendo proteção contra os raios UV e protegendo contra queimaduras solares no couro cabeludo.