Qual a carne vermelha que tem mais proteína?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 4 votos

Entre os bovinos, considerando o primeiro e último alimento do ranking, o patinho pode ser o melhor em proteínas, mas o acém possui menos colesterol. O fígado, por exemplo, não é o mais rico em proteína, mas é uma excelente fonte de ferro e vitamina B12, assim como o coração de galinha.

Por que as proteínas são tão importantes para o corpo? ... Carne de frango tem 27% de proteínas. ... Carne bovina tem 26% de proteínas. ... Peixes (como atum e bacalhau) podem ter de 23 a 30% de proteínas. ...

Se a gente dividir 240 por 51, vamos descobrir quantos ovos precisamos comer para ingerir a mesma quantidade de proteína que há em 100 gramas de peito de frango. E 240 por 51 dá 4,7 ovos.

Carne de cabrito

Carne de cabrito é a carne vermelha mais magra e mais consumida no mundo. Estudo realizado pela Universidade Federal do Paraná comprovou que os baixos índices de gordura e colesterol aliados aos altos índices de nutrientes tornam a carne de cabrito recomendável para cardíacos e diabéticos.

sardinha

A sardinha é um dos peixes que mais oferece proteína e ômega 3. Além disso, ela é uma grande fonte de fósforo, triptofano e vitamina B12, nutrientes que atuam na saúde do cérebro.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Mais sobre o assunto
Dois ovos inteiros possuem 13 gramas de proteína. Enquanto uma porção padrão (100g) de peito de frango possui 32 gramas de proteína, explica o especialista.

carne suína

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Entenda se o ovo é proteína
Para você ter uma ideia, as proteínas da carne têm valor biológico 80, enquanto as do leite de vaca têm 92. A principal proteína do ovo é a albumina, que fica na clara.

Leguminosas: feijão, lentilha, ervilhas, soja e derivados, como tofu; Castanhas e sementes: amêndoas, pistache, castanha-de-caju, nozes, avelãs, semente de abóbora, gergelim e chia; Grãos integrais: arroz, trigo, quinoa , arroz, milho, aveia.

Para atingir um patamar de 140g de proteínas diárias, a nutricionista sugere uma opção de cardápio e explica que a ingestão do nutriente pode ser espaçada em três ou quatro refeições durante o dia.

1. Frango. Com 23 g de proteína a cada 100 g, o frango é uma das melhores fontes de proteína magra de origem animal. Para se tornar ainda mais saudável, o ideal é consumi-lo sem pele, preferencialmente assado ou grelhado.

De acordo com o INCA, o consumo recomendado de carne vermelha é de até 500 gramas do alimento cozido por semana. Outros hábitos não saudáveis também podem facilitar o aparecimento do câncer de intestino, como o consumo de alimentos processados, embutidos e enlatados, sedentarismo, obesidade, tabagismo e alcoolismo.

Segundo a nutricionista Bruna Bellusci, no topo deste ranking estão o famoso filé mignon e o patinho. Saiba mais sobre esses cortes: Filé mignon: conhecido pela maciez, sabor suave e por ter pouquíssima gordura, é uma carne nobre que além de gostosa é aliada da saúde. É retirada da parte superior traseira do boi.

Treino - o que comer antes e depois
Se o espaço for mais longo, de 2 a 3 horas: pode optar por refeições maiores e mais completas, compostas por alimentos ricos em carboidratos, como batata-doce, aipim, inhame, arroz, macarrão, acompanhados de alimentos ricos em proteínas (carnes, peixes, ovo), vegetais e legumes.

Veja 6 ideias de alimentos para ganhar massa muscular

  • Tapioca recheada com queijo branco;
  • Crepioca com recheio de frango desfiado e requeijão;
  • Pão integral com ovos mexidos;
  • Frutas com aveia;
  • Panqueca proteica (com suplemento) com pasta de amendoim;
  • Mingau com suplemento.