Qual o melhor teste para saber se estou com Covid?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Atualmente o exame padrão-ouro para detectar a COVID-19 é o de RT-PCR. O teste mostra se o paciente está com a doença no momento. É um teste de biologia molecular para detectar diretamente o material genético do SARS-CoV-2 na secreção respiratória do paciente.

RT-PCR. O RT-PCR continua sendo o teste universalmente aceito para cada uma das situações acima.

Alexandre explica que o PCR é o teste que permite o melhor resultado e é o mais confiável, uma vez que ele é o mais sensível dentre os tipos disponíveis. “Ele é um teste molecular, é aquele que identifica o material genético do organismo. Nesse caso, do vírus que está ou não no organismo”, afirma.

tosse; OU. dor de garganta; OU. nariz escorrendo (coriza); OU. dificuldade respiratória.

O teste molecular mais popular é o RT-PCR, usado como padrão-ouro para diagnóstico da COVID-19.

· RT-PCR: É necessário ambiente laboratorial para o uso da metodologia RT-PCR. · Teste Rápido de Antígeno (TR-Ag): O processamento pode ser feito no próprio local da coleta. · Autoteste de antígeno (AT-Ag): O indivíduo faz o próprio teste em casa ou em um local escolhido.

Os sintomas mais comuns entre os infectados pela ômicron são febre, coriza, dor de garganta e dor no corpo, nada semelhantes à perda de paladar, de olfato e tosse seca comuns às outras variantes.

Quando deve ser feito? A indicação é que o autoteste seja feito entre o quarto e o quinto dias de sintomas, ou após contato com pessoas positivadas.

É indicado para quem teve sintomas, pois detecta o vírus quando está contaminando. Para evitar um falso negativo, faça o teste na fase aguda da doença, ou seja, do 1º ao 7º dia em pessoas com sintomas. Quem não teve sintomas, mas teve contato com pessoas contaminadas, pode fazer o teste a partir do 5º dia do encontro.

A indicação de uso é para os momentos de aparição dos primeiros sintomas ou mesmo situações que exigem maior cuidado de forma preventiva. A recomendação oficial é para que o teste seja feito entre o 1º e o 7º dia de sintomas, o que garante um resultado mais confiável.

Para a maioria das pessoas infectadas, os níveis de vírus no corpo atingem o pico entre três e seis dias após a infecção original, e o sistema imunológico elimina o patógeno em dez dias. O vírus eliminado após esse período.