O que mostra a biópsia?

Perguntado por: ealmada . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

O que é uma biópsia e para que serve? A biópsia é um exame que consiste na retirada de uma pequeno nódulo suspeito, em qualquer parte do corpo, para realizar uma análise laboratorial. É um exame diagnóstico cujo objetivo é saber se nessa amostra há presença de câncer, outras doenças ou não.

As biópsias podem ser feitas diretamente nos tumores, para atestar se são benignos ou malignos, ou em um órgão, buscando entender o tipo de lesão que existe. Em poucos casos, é necessário realizar cirurgias para colher material para biópsia, e é nesses casos em que a anestesia geral será utilizada.

A análise microscópica da amostra retirada durante a biópsia é feita pelo médico patologista e visa confirmar, ou não, a presença de câncer. Em caso positivo, será possível determinar o tipo da lesão, o grau e a fase da doença. Quanto maior é o grau, mais agressivo é o tumor.

O relatório de uma amostra de biópsia com agulha grossa incluirá o tipo de tumor e a taxa ou grau de crescimento do tumor. Se o câncer for encontrado, o patologista também realizará testes de laboratório para verificar se há receptores de estrogênio ou progesterona nas células.

Se a biópsia for negativa
Isso é conhecido como um resultado falso-negativo. Portanto, se o médico ainda suspeitar que o paciente tenha câncer de próstata, devido o alto nível do PSA, ele poderá sugerir: A realização de exames laboratoriais, como sangue, urina ou amostras de biópsia da próstata.

Saber se um tumor é maligno ou benigno acontece somente com a execução de exames por imagem e o resultado da biópsia. Portanto, o acompanhamento médico é a melhor forma para ter precisão no diagnóstico e orientação para tratamentos eficazes que procuram restabelecer a qualidade de vida no menor tempo possível.

Por exemplo, uma biópsia ​​de um linfonodo pode conter células que se parecem claramente com o câncer, mas o patologista pode não ser capaz de dizer se o câncer começou no linfonodo ou em outras partes do corpo e se disseminou para os linfonodos. Se o câncer começou no nódulo linfático, o diagnóstico seria linfoma.

No Grau 2 ou grau intermediário ou moderadamente diferenciado, as Células têm divisão um pouco mais rápida do que as células normais, enquanto que no Grau 3 ou alto grau ou pouco diferenciado, o crescimento celular já é acelerado, desorganizado.

Um prazo bastante razoável para se conseguir uma biópsia completa com complemento de imunohistoquímica é de 15 dias, 3 meses não é aceitável". O oncologista afirma que na rede particular a biópsia fica pronta em três ou quatro dias e explica a importância do exame chamado imunoistoquímico.

Biópsia. A biópsia é um procedimento que é usado para diagnosticar o câncer em qualquer parte do corpo.

Entre eles, o motivo técnico é o mais comum. Existem tecidos que precisam de mais tempo de processamento para ficarem prontos para análise, como por exemplo, ossos, tecidos rígidos ou com muita massa adiposa.

Biópsia incisional e excisional
Depois do resultado da biópsia, com o diagnóstico em mãos, o médico saberá se este paciente tem uma inflamação ou um câncer, por exemplo, podendo decidir o tratamento ideal.

Pontuação Gleason
A pontuação varia de 6 a 10, dependendo da agressividade do câncer, sendo 10 a forma mais agressiva. Grau de risco ou agressividade, com base na Pontuação Gleason: 6 ou 7: câncer de risco baixo ou intermediário. Entre 8 e 10: câncer de alto risco.

- Depende de quem interpreta o exame. Por exemplo, se você acha um nódulo no pulmão, depende da descrição do radiologista. Os erros ocorrem principalmente, segundo Younes, quando os médicos baseiam suas decisões apenas nos laudos dos exames sem antes verem as imagens.