Qual a origem do termo patologia?

Perguntado por: oespinosa8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

Patologia (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) ou anatomia patológica é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados, tanto na medicina quanto em outras áreas do conhecimento como matemática e engenharias, onde é conhecida como "Patologia das Edificações" e estuda as ...

O termo Patologia, cujo sentido é “estudo das doenças”, deriva do grego pathos, que significa doença, e logos, que significa estudo. Apesar do significado, a Patologia não estuda todos os aspectos das doenças, pois está mais voltada para a análise das alterações que elas provocam em células, tecidos e órgãos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define as patologias crônicas como doenças de lento desenvolvimento e uma longa duração, podendo acompanhar a pessoa durante a vida. Normalmente, os problemas persistem por período superior a seis meses e requerem tratamentos e terapias longas ou complexas.

O termo “patologia” é comumente usado, observe: O paciente está com uma patologia ainda desconhecida. Fortemente arraigado na terminologia médica, com o significado de doença, enfermidade, a palavra patologia tem significado diverso do que é usualmente utilizado.

Patologia (derivado do grego pathos, afetação, doença, e logia, ciência, estudo) é um ramo da biologia e medicina primariamente dedicado à análise e estudo de órgãos, tecidos e fluidos corporais, com a finalidade de fazer um diagnóstico das doenças.

O estudo da patologia está dividido entre Patologia Geral e Patologia Sistêmica. A Patologia Geral trata das reações das células e tecidos aos eventos nocivos, que, na maioria das vezes, não são específicas para um determinado tecido. Já a Patologia Sistêmica estuda as doenças específicas de cada órgão.

Qualquer desvio relativamente à normalidade: 1 doença, anomalia, alteração, distúrbio, disfunção, afecção, mal, problema, mazela.

Além de significar o estudo das alterações produzidas no organismo pelas doenças, o termo patologia é também utilizado para designar essas mesmas alterações. Ex.: patologia da hipertensão arterial, patologia da febre tifóide, patologia da doença de Chagas etc.

A PATOLOGIA É A BASE DA CIÊNCIA CLÍNICA E OS PATOLOGISTAS SÃO ESPECIALIZADOS NA ARTE E NA CIÊNCIA DO DIAGNÓSTICO. O médico patologista é o profissional de saúde que examina os fluidos e tecidos corporais. É também responsável por realizar necropsias e testes de laboratório.

A Patologia engloba áreas diferentes, como a Etiologia (estudo das causas), a Patogênese (estudo dos mecanismos), a Anatomia Patológica (estudo das alterações morfológicas dos tecidos que, em conjunto, recebem o nome de lesões) e a Fisiopatologia (estudo das alterações funcionais dos órgãos afetados).

Etiologia - Parte da patologia que se atém às causas das lesões; 2. Patogenia - Parte da patologia que se atém ao mecanismo de formação das lesões; 3.

INTRODUÇÃO À PATOLOGIA
É uma ponte entre as ciências básicas e a medicina clínica, sendo a base científica de toda medicina. O estudo da patologia está dividido entre Patologia Geral e Patologia Sistêmica.

patologista

Um patologista trabalha de forma minuciosa e precisa no diagnóstico de doenças através do estudo de tecidos e células. O processo de trabalho envolve várias etapas.

MÉTODOS DE ESTUDO: INTRODUÇÃO
Os estudos em Patologia fundamentam-se, essencialmente, nas morfologias macroscópica e microscópica, com correlações anatomoclínicas, dando-lhe dinamismo fisiopatológico na compreensão dos fenômenos, que envolvem as doenças, nas suas diversas etiologias.

A Anatomia Patológica é um dos ramos da Patologia, que estuda as alterações orgânicas (morfológicas), causadas pelas doenças (lesões) e, consequentemente, permitindo importante auxílio ao diagnóstico do paciente.

É a área que aborda a natureza essencial da doença mental – suas causas, mudanças funcionais e estruturais e suas formas de manifestação.