Quais são os sintomas de uma gravidez silenciosa?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

“Sentei no vaso e senti uma dor muito forte nas costas”, relata. A médica explica que a gravidez silenciosa ocorre quando a mulher não apresenta os sinais comuns de uma gestação, como por exemplo, atraso menstrual, enjôos matinais, alterações nos seios e ganho de peso.

A gravidez silenciosa também é mais comum em mulheres obesas. Em situações como essa, o desenvolvimento da barriga não se torna evidente, devido ao acúmulo de gordura abdominal que pode disfarçar o aumento do útero.

De acordo com estudos recentes, 1 a cada 500 gestantes pode não ter sintomas de gestação até a 20ª semana (5º mês de gravidez), e 1 em cada 2500 gestantes não tem nenhum sintoma ou alteração até o nascimento.

Existem casos em que a mulher descobre a gravidez poucas horas antes do parto, mas isso é raríssimo. Algumas mulheres passam as primeiras semanas sem perceber nenhum sintoma da gravidez, mas depois este quadro muda, geralmente no primeiro mês de gravidez ou partir da sexta semana.

Apesar de ser algo incomum, isso de fato acontece. Assim como existe a pseudociese (gravidez psicológica), também existe a gravidez silenciosa aonde a gestante não percebe que está grávida antes do terceiro trimestre. Ou seja, a gravidez só é percebida um pouco antes de dar a luz ou até mesmo no momento parto.

Um dos primeiros sintomas da gravidez são uma dor no “pé da barriga”. Só, em geral, a partir da 20ª semanas, o pé da barriga começa a se sobressair, porque o útero está crescendo.

A grávida pode sim sentir muita dor no início da gravidez como cólicas, sensação de peso nas costas e pernas e dores no pé da barriga, que pode ficar bem enrijecida. Sintomas bastante parecidos com o de uma menstruação chegando e, para quem tem TPM, bem familiares.

Existe algum teste caseiro de gravidez que realmente funciona? Nenhum teste caseiro, “brincadeira” ou simpatia para saber se está grávida pode ser considerado confiável como teste de gravidez. A única forma de confirmar uma gravidez é através dos testes de farmácia ou ainda melhor dos testes de sangue.

Onde fica o bebê na gravidez silenciosa? O bebê fica no mesmo lugar de sempre: o útero. A gravidez silenciosa envolve uma série de fatores e situações que impedem ou dificultam que a mulher perceba a gestação, mas, fisiologicamente, ela é igual a uma gestação normal.

Um teste de gravidez, que detecta a presença do hormônio hCG, é a única maneira de saber com certeza se você está grávida ou não.

A pseudociese, conhecida popularmente como gravidez psicológica ou falsa gravidez, é uma síndrome rara na qual uma mulher, que não está grávida, não só acredita piamente que está esperando um bebê, como passa a apresentar sintomas típicos de uma gravidez, incluindo ausência de menstruação e aumento do volume abdominal.

Então, de forma direta, sim, existe uma possibilidade de estar grávida quando se sente cólica e a menstruação não desce, mas só um exame pode dar essa certeza. Se você está preocupada com essa possibilidade, faça um teste de farmácia.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

A gestante fica com a sensação de que sua bexiga está cheia, mas a quantidade de urina é pequena. Esse sintoma, muitas vezes, é confundido com infecção urinária.

Patricia esclarece ser muito comum a barriga de grávida ficar mole devido à retenção de líquido que ocorre no início da gravidez. “Essa retenção de líquido acontece para que a grávida possa aumentar o seu volume sanguíneo e se adaptar à gravidez”, completa.

As dores no pé da barriga durante a gravidez inicial podem significar que o útero está em expansão1. No começo, ainda mais quando se trata de uma primeira gravidez, o útero tende a ficar dolorido ao se esticar para acomodar o bebê.