O que é normal e o que é patológico?

Perguntado por: dquarteira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

O normal é o que se observa com mais frequência. –Critério falho, pois nem tudo que é frequente é normal. Normalidade funcional: –Considera-se patológico o fenômeno que é disfuncional, produzindo sofrimento ao próprio sujeito ou a seu grupo social.

O que é patológico então é uma "norma que não tolera nenhum desvio das condições na qual é válida, pois é incapaz de se tornar outra norma" (p. 145). Assim o doente o é por ser incapaz de ser normativo.

O normal é aquilo que se observa com mais freqüência. - Normalidade como bem-estar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu em 1946, a saúde como o complemento entre o bem-estar físico, mental e social e não somente como ausência de doença. - Normalidade funcional.

Além de significar o estudo das alterações produzidas no organismo pelas doenças, o termo patologia é também utilizado para designar essas mesmas alterações. Ex.: patologia da hipertensão arterial, patologia da febre tifóide, patologia da doença de Chagas etc.

Patologia vem do grego páthos, doença, e lógos, estudo, tratado. Etimologicamente, portanto, significa estudo das doenças. Define-se patologia como o ramo da medicina que descreve as alterações anatômicas e funcionais causadas pelas doenças no organismo.

O que é uma doença patológica? Uma doença nada mais é do que uma manifestação patológica que acontece no organismo humano. Associada a sintomas específicos, a doença é, então, considerada como um processo patológico.

Baseados em aspectos funcionais o fenômeno é considerado patológico quando produz sofrimento para o individuo e/ou para o seu grupo social. - Normalidade como processo. Este conceito considera os aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial, das desestruturações e das reestruturações ao longo do tempo.

O que é Normal:
Agir com normalidade é o mesmo que seguir os comportamentos que são esperados de acordo com determinada situação, por exemplo. Um indivíduo normal não costuma se destacar dos demais ao seu redor, pois apresenta características que lhe fazem comum ao seu grupo.

O limite entre o normal e o patológico é impreciso. O normal não é rígido, ele se adapta e se transforma de acordo com as condições individuais. Dois corpos podem estar submetidos as mesmas influências e reagirem a estas de maneira distinta.

A palavra patologia tem sua origem no grego, com a união dos termos Pathos (doença/sofrimento) e Logos (estudo). Como o nome sugere, essa especialidade médica estuda as alterações estruturais e funcionais das doenças, identificando suas causas e efeitos.

Qualquer desvio relativamente à normalidade: 1 doença, anomalia, alteração, distúrbio, disfunção, afecção, mal, problema, mazela.

Patologia é o estudo das alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas que ocorrem em células, tecidos e órgãos em resposta a uma doença. Ela abrange o estudo das causas, mecanismos e consequências das doenças.