Como é feito o PCR em tempo real?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

A PCR Real Time baseia-se na detecção da fluorescência emitida por uma molécula repórter que aumenta à medida que a reação avança. O aumento da fluorescência ocorre devido ao acúmulo do produto de PCR (fragmento alvo) a cada ciclo de amplificação.

A tecnologia de PCR em Tempo Real ( qPCR ) é uma evolução do método de PCR (Polymerase Chain Reaction ou Reação em Cadeia da Polimerase). Seu princípio se baseia na duplicação de cadeias de DNA “in vitro” que pode ser repetida diversas vezes, gerando quantidade de DNA suficiente para realizar diversas análises.

qPCR ou PCR em Tempo Real
Considerada uma variação da técnica convencional de PCR, a PCR em Tempo Real (Real Time Quantitative PCR) permite que a amplificação e detecção ocorram simultaneamente. A tecnologia qPCR apresenta excelentes vantagens e por isso é mais utilizada se comparada aos métodos convencionais.

Usada na rotina de laboratórios para fazer milhões ou bilhões de cópias de DNA que são de interesse do pesquisador, essa técnica pode ser aplicada para:

  • identificação genética;
  • medicina forense;
  • análises clínicas;
  • diagnóstico de doenças;
  • controle de qualidade industrial;
  • entre outros campos.

A PCR depende de uma DNA polimerase termoestável, a Taq polimerase, e requer primers de DNA projetados especificamente para a região de interesse do DNA . Na PCR, a reação é repetida ciclicamente através de uma série de alterações de temperatura, o que possibilita a produção de muitas cópias da região de interesse.

Etapas da PCR

  1. Extração. O primeiro passo é pegar o material genético a ser utilizado, que no caso é o DNA. ...
  2. Desnaturação. A desnaturação é dividida em duas partes. ...
  3. Anelamento. Das etapas da PCR, o anelamento é a que vai ocorrer a união das fitas de DNA (primers) em cada lado complementar. ...
  4. Polimerização.

A grosso modo, existem dois tipos de PCR: a Qualitativa e a Quantitativa. O enfoque qualitativo fornece como resultado final um conceito novo sobre a amostra utilizada, baseado na presença ou não do produto amplificado no gel. Portanto, existem apenas dois resultados, o positivo e o negativo.

A PCR Real Time viabiliza amplificação, detecção e quantificação simultaneamente, agilizando a obtenção de resultados e minimizando o risco decorrente de possíveis contaminações. O processo é rápido e permite inclusive a detecção múltipla de sequências- alvo em uma mesma reação (PCR Real Time Multiplex).

O RT-PCR convencional que leva até poucos dias para ficar pronto, agora pode ter seu resultado liberado em até duas horas através de uma plataforma utilizando o conceito de point-of-care, que significa que “o teste é realizado no ponto de atendimento”.

O que é o exame de PCR? A técnica de PCR (ou Reação em Cadeia da Polimerase) é uma tecnologia que consiste na amplificação de uma região específica de DNA. Ou seja, com essa metodologia é possível produzir uma quantidade enorme de cópias de pequenas porções do DNA que se deseja estudar.

Reagentes PCR padrão incluem umaconjunto de iniciadores apropriados para o gene alvo desejado ou segmento de DNA a ser amplificada, a polimerase do ADN, um tampão para a polimerase de ADN específico, desoxinucleótidos (dNTPs), molde de ADN, e água estéril.

A PCR, que significa reação em cadeia da polimerase (do inglês polymerase chain reaction), é uma técnica da biologia molecular para amplificar uma única ou poucas cópias de um pedaço de DNA e baseia-se no processo de replicação do DNA que ocorre in vivo.

O sistema TaqMan utiliza uma sonda fluorescente para possibilitar a detecção de um produto específico da PCR conforme esse se acumula durante os ciclos da reação.

O ideal é utilizar 5 μL de uma solução de 5μg/mL de DNA dissolvido em água ou em algum tampão apropriado (TE = Tris-EDTA; HEPES; NaOH 0,8M em água, etc.).