Quais são os tipos de sintaxe?

Perguntado por: ojesus . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Pode ser simples (com apenas um núcleo), composto (com mais de um núcleo), oculto (quando não está presente na frase, mas pode ser identificado pela conjugação), indeterminado (quando não tem como identificar), inexistente (quando não existe sujeito).

Dessa forma, as funções sintáticas são as seguintes:

  • Essenciais: sujeito e predicado.
  • Integrantes: complemento verbal, complemento nominal e agente da passiva.
  • Acessórios: adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto e vocativo.

Frase, oração e período.

O que é sintaxe? Trata-se do conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados. Sintaxe é a parte da Gramática que estuda a disposição das palavras nos períodos, bem como a relação lógica entre elas.

A função sintática possui os seguintes elemento: sujeito, predicado, predicativo, objetos, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial, vocativo e aposto.

A sintaxe visa a determinar quais combinações de palavras são bem formadas em determinada língua. Já a Semântica investiga as propriedades do significado bem como o estudo do significado das expressões das línguas naturais.

A dica para aprender o que é sintaxe é começando pela revisão do período simples. Então, procure estudar em detalhe todos os: termos essenciais da oração: sujeito e predicado; termos integrantes: agente da passiva, complemento nominal e complemento de verbos transitivos (objeto direto e indireto);

Na Sintaxe, o Período é uma sentença que contenha Frase e Oração; quando há apenas uma oração chamamos de Período Simples e quando possui 2 ou mais, chamamos de Período Composto.

A Sintaxe Tradicional fornece o modelo de uso correto da “norma culta” (daí seu caráter normativo) e concebe a frase como uma sequência de palavras, autônoma de sentido; focaliza a frase, identificando as relações entre as palavras, unidades dispostas em ordem linear, e funções exercidas por elas (sujeito, predicado, ...

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.